Parabéns CALDEIRÃO GRANDE! 60 anos de emancipação política - Guia Ponto Novo | Comércio e Notícias

Ads

Clique Aqui e conheça nosso Guia Comercial

Parabéns CALDEIRÃO GRANDE! 60 anos de emancipação política

Compartilhar

Parabéns, Caldeirão! Pelos seus 60 anos de emancipação política. 
Comemore com orgulho essa data especial.


História

As terras de Caldeirão Grande pertenciam ao vizinho Município de Saúde e eram da propriedade particular do Coronel Porfírio Ferreira denominada Fazenda Boqueirão. Esta fazenda foi comprada pelas famílias "Bezerra, Brasileiro e Correia" que ali passaram a residir. Também chegaram pessoas oriundas de Queimadas, Santa Luz, Campo Formoso, Caldeirão de Mulato, etc. As famílias foram crescendo e criou-se o povoado, que devido à existência de caldeirões de pedras, conhecido como "LAGE" onde se juntam águas das chuvas, passou a ser chamado de "Caldeirão Grande". Em 30 de dezembro de 1953 o próspero povoado passou a condição de Vila. Ficando conhecido como "Vila Itaguaçu", por algum tempo, adquirindo mais tarde a denominação antiga e definida de Caldeirão Grande. 

No ano de 1961 começaram as lutas no ideal de emancipação política, vindo a se concretizar com a realização de um plebiscito unânime a favor da emancipação. Pela Lei Estadual n° 1.689, de 25 de abril de 1962, com publicação no Diário Oficial de 27 de Abril de 1962, a vila de Caldeirão Grande foi elevada à condição de cidade e criado o município, desmembrando-se do município de Saúde.

O município é bastante "rural" pois cerca de 55% de sua população reside na zona rural, que é formada por diversas fazendas, povoados, e um distrito.


Principais povoados

Alto Bonito, Boqueirão, Baraúnas, Formosa, Nova Esperança, Patos, Raposa, Riachão, São Miguel, Vila Cardoso.

Municípios Circunvizinhos


Saúde
Ponto Novo
Caém
Jacobina

Aniversário da Cidade: 25 de Abril
Gentílico: Caldeirão-Grandense.

Caldeirão Grande - Bahia — Fotógrafo: Romilson Almeida


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo conteúdo dos comentários é de responsabilidade de seus autores.

Não pretendemos limitar a sua expressão de ideias, contudo não use o espaço de comentários como palanque para proselitismo político, calunioso, ideológico, religioso, difamatório, para praticar ou difundir posturas racistas, xenófobas, propagar ódio ou atacar seus desafetos. caso aconteça poderá ser removido à discrição da gestão do site.

Post Bottom Ad

Condomínio Sol Lar Chácaras em Ponto Novo