Estudantes já podem pedir a isenção da taxa de inscrição do Enem 2022 - Guia Ponto Novo | Comércio e Notícias

Ads

Clique Aqui e conheça nosso Guia Comercial

Estudantes já podem pedir a isenção da taxa de inscrição do Enem 2022

Compartilhar

Começou nesta segunda-feira (4) o período para solicitar isenção de taxa de inscrição do Enem 2022. Os interessados em pedir a gratuidade podem participar até dia 15 de abril.

Solicite isenção taxa Enem 2022

Podem pedir a isenção de taxa os seguintes estudantes:

=>Alunos que estão matriculados no último ano do ensino médio de escolas públicas em 2022;

=>Estudantes que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas ou particulares com bolsas integrais, que tenham renda de até 1,5 salário mínimo por pessoa da família;

=>Inscritos no CadÚnico do Governo Federal com Número de Identificação Social (NIS) próprio (renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa da família ou total de três salários mínimos).
Como solicitar a isenção?

Primeiro, os candidatos devem fazer a inscrição no Portal do Governo Federal. É necessário cadastrar login e senha e informar dados pessoais como CPF, nome completo, e-mail e telefone.

Em seguida, os estudantes devem acessar a página do participante do exame educacional e seguir este passo a passo para pedir isenção de taxa do Enem.
Justificativa de ausência

Também começou hoje o prazo para fazer a justificativa de ausência do Enem. Podem participar estudantes que ganharam a gratuidade no Enem 2021, mas não puderam comparecer às provas e que querem solicitar o benefício este ano novamente.

De acordo com as regras do Enem, todos os candidatos interessados precisam apresentar documentação que comprove por que faltaram às provas.

Saiba como justificar ausência no Enem

Veja abaixo em quais situações o candidato pode fazer a justificativa no Enem 2022:

  • Assalto ou furto;
  • Acidente de trânsito;
  • Casamento ou União Estável;
  • Morte na família;
  • Maternidade ou paternidade;
  • Acompanhamento de cônjuge ou companheiro;
  • Privação de liberdade;
  • Internação ou repouso médico ou odontológico;
  • Trabalho ou deslocamento a trabalho;
  • Intercâmbio acadêmico;
  • Atividade curricular.

Resultado

O resultado da solicitação de isenção da taxa de inscrição do Enem 2022 e da justificativa de ausência será divulgado no dia 22 de abril, na Página do Participante.

Quem tiver a solicitação de isenção negada e/ou a justificativa de ausência reprovada poderá interpor recurso no período de 25 a 29 do mesmo mês. O resultado dos recursos será divulgado no dia 6 de maio.

Para mais detalhes, acesse este Edital de Isenção, o site do Inep ou entre em contato pelo telefone 0800 616161.
Datas Enem 2022

As provas do Enem 2022 serão realizadas em 13 e 20 de novembro, segundo portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) no dia 21 de janeiro.

O documento também informa que as provas do Enem para privados de liberdade (Enem PPL) será realizado em 13 e 14 de dezembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo conteúdo dos comentários é de responsabilidade de seus autores.

Não pretendemos limitar a sua expressão de ideias, contudo não use o espaço de comentários como palanque para proselitismo político, calunioso, ideológico, religioso, difamatório, para praticar ou difundir posturas racistas, xenófobas, propagar ódio ou atacar seus desafetos. caso aconteça poderá ser removido à discrição da gestão do site.

Post Bottom Ad

Condomínio Sol Lar Chácaras em Ponto Novo