Por Juliano Silva
Por ficarem em locais abertos e bem ventilados, acampados em barracas a céu aberto, desfrutando de trilhas e banho de cachoeiras, curtindo o som da natureza e o cheiro de mato, esse perfil de turista tem se refugiado nas serras, fazendo jus ao clichê da frase “fujam para as colinas”.
Nos territórios do Piemonte Norte do Itapicuru e Piemonte da Diamantina, região norte da Bahia, existem dezenas de atrativos turísticos que vem recebendo cada vez mais visitantes nos últimos anos e ainda mais nos últimos meses, dentre eles, se destacam o Parque Estadual das Sete Passagens-PESP, que fica localizado no município de Miguel Calmon, a Vila de Itaitu, localizada em Jacobina, a cachoeira do Payayá, no município de Saúde e a Serra da Fumaça, em Pindobaçu.
Parque Estadual das Sete Passagens (PESP) - Miguel Calmon Imagem: Matheus Boa Sorte |
Serra da Fumaça - Pindobaçu Imagem: Juliano Silva |
Cachoeira do Payayás - Saúde Imagem: Simões Turismo |
Destes lugares, apenas o PESP e Itaitu possuem controle de acesso, os demais ainda são carentes de estrutura e organização, alguns grupos ambientalistas e comunidades tradicionais, lutam para que os locais sejam transformados em unidades de conservação-UC, para que assim, sejam criados mecanismos de geração de emprego e renda para as comunidades envolvidas.
Guia Ponto Novo
Continue lendo mais notícias no site
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todo conteúdo dos comentários é de responsabilidade de seus autores.
Não pretendemos limitar a sua expressão de ideias, contudo não use o espaço de comentários como palanque para proselitismo político, calunioso, ideológico, religioso, difamatório, para praticar ou difundir posturas racistas, xenófobas, propagar ódio ou atacar seus desafetos. caso aconteça poderá ser removido à discrição da gestão do site.