Por quanto tempo posso ficar com o "nome sujo"? Por Dr. Dagnaldo Oliveira - Guia Ponto Novo | Comércio e Notícias

Ads

Clique Aqui e conheça nosso Guia Comercial

Por quanto tempo posso ficar com o "nome sujo"? Por Dr. Dagnaldo Oliveira

Compartilhar

Por Dr. Dagnaldo Oliveira

Como eu já te expliquei, quando o consumidor deixa de honrar as suas dúvidas, surge para o credor o direito de inscrever o seu nome na lista de maus pagadores dos órgão de proteção ao crédito, que popularmente chamamos de SPC.

O prazo de cinco anos é o limite de tempo estabelecido para que uma dívida possa ser cobrada e consequentemente, possa permanecer nesta lista.

A partir disso, o cobrador não poderá negativar seu nome para cobrar a dívida e deverá tirar todas as restrições após esse período. Por isso, se o credor não entrar na Justiça no prazo de cinco anos, não poderá fazê-lo depois do prazo.

Aqui eu chamo sua atenção para uma informação importante: após cinco anos a sua dívida não desaparece e a cobrança pode ser feita de forma amigável, apenas não será negativado mais em razão dela.

Embora já existam posicionamentos judiciais no sentido de acabar com a dívida no prazo prescricional, para a imensa jurisprudência, com a prescrição, o que desaparece é apenas a possibilidade de exigir a dívida judicialmente e não a própria dívida.

Quando você conhece seu direito, você é outro!

Redação: Dagnaldo Oliveira

Guia Ponto Novo
Continue lendo mais notícias no site

www.guiapontonovo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo conteúdo dos comentários é de responsabilidade de seus autores.

Não pretendemos limitar a sua expressão de ideias, contudo não use o espaço de comentários como palanque para proselitismo político, calunioso, ideológico, religioso, difamatório, para praticar ou difundir posturas racistas, xenófobas, propagar ódio ou atacar seus desafetos. caso aconteça poderá ser removido à discrição da gestão do site.

Post Bottom Ad

Condomínio Sol Lar Chácaras em Ponto Novo