Onda de golpes por meio de clonagem de WhatsApp se multiplicam e aterrorizam a região - Guia Ponto Novo | Comércio e Notícias

Ads

Clique Aqui e conheça nosso Guia Comercial

Onda de golpes por meio de clonagem de WhatsApp se multiplicam e aterrorizam a região

Compartilhar

O acesso à internet e, consequentemente, às redes sociais, veio para mostrar que informações e serviços podem chegar em qualquer lugar, da maior metrópole à menor cidadezinha do interior. Os aplicativos de mensagens se popularizaram, aproximaram os distantes e ajudaram muitos empreendedores a crescerem seus negócios, mesmo morando em pequenos municípios.

Mas algo tem se multiplicado e preocupado demais o povo da nossa região: o excesso de golpes por meio de clonagens ou "contatos fakes" no WhatsApp.

Só na cidade Ponto Novo, por exemplo, da primeira semana de março pra cá, criminosos virtuais tentaram diversos golpes, tendo sucesso em um, no valor de R$2000,00 (dois mil reais). Nem agentes públicos locais escapam das artimanhas desses criminosos, tendo em vista que, nesta quarta-feira (10/03), o vereador Robertinho (PT), também teve seu WhatsApp clonado.

As mensagens são sempre as mesmas: "Deposita um valor em dinheiro pra mim que depois te devolvo", "estou com um problema para fazer uma transferência. Transfere R$1.000,00 que na segunda-feira mando de volta". E assim, muitas pessoas caem na farsa e atendem ao pedido, percebendo que foram roubadas apenas horas depois.

Nós do Guia Ponto Novo darem algumas dicas de como evitar esse tipo de golpe, que parece bobo, mas tem afetado o bolso de muitas pessoas da nossa região:

  • Certifique-se se realmente é seu amigo (a) ou familiar que está te mandando a mensagem. Faça uma ligação e/ou chamada de vídeo para conferir.
  • Desconfie se os dados bancários ou chave PIX não forem da pessoa que está solicitando a transferência..
  • Procure amigos em comum, para saber se os mesmos também receberam a mesma mensagem padrão.

Importante: Em caso confirmado de golpe ou tentativa, não esqueça de procurar a Polícia Civil local para registrar um Boletim de Ocorrência. Caso descubra com rapidez e provas concretas quem é o golpista, acione a Polícia Militar. Não tente resolver o problema sozinho, pessoalmente, pois nunca se sabe o que realmente o criminoso é capaz de fazer.


Redação: Samuel Novais
Guia Ponto Novo
Continue lendo mais notícias no site www.guiapontonovo.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo conteúdo dos comentários é de responsabilidade de seus autores.

Não pretendemos limitar a sua expressão de ideias, contudo não use o espaço de comentários como palanque para proselitismo político, calunioso, ideológico, religioso, difamatório, para praticar ou difundir posturas racistas, xenófobas, propagar ódio ou atacar seus desafetos. caso aconteça poderá ser removido à discrição da gestão do site.

Post Bottom Ad

Condomínio Sol Lar Chácaras em Ponto Novo