Covid-19: Brasil enfrenta seu pior momento da pandemia - Guia Ponto Novo | Comércio e Notícias

Ads

Clique Aqui e conheça nosso Guia Comercial

Covid-19: Brasil enfrenta seu pior momento da pandemia

Compartilhar


Um novo relatório divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) chegou a conclusão de que o Brasil vive hoje o pior momento da pandemia de Covid-19 desde o primeiro caso de infecção registrado no país há um ano.

O documento se baseia na alta das taxas de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em todo o Brasil. Segundo a Fiocruz, a lotação é crítica e em diversas cidades o índice já ultrapassa 80%. A média de mortes, levando em conta as duas primeiras semanas de fevereiro, foi de 1.020 por dia.

Os especialistas da Fiocruz disseram que este momento ruim era previsível e que as medidas de prevenção, como o uso adequado das máscaras e o distanciamento social, precisam ser intensificadas.  

Brasil enfrenta o pior momento da pandemia um ano após o primeiro caso de Covid no país / G1

A Fundação Oswaldo Cruz criada em 1900 pelo renomado médico sanitarista Oswaldo Cruz, é a mais importante instituição de ciência e tecnologia em saúde da América Latina, sendo referência em pesquisas na área de saúde pública.

“Nós estamos no pior momento até aqui. E o que eu quero dizer é que, se nós não tomarmos providências, este momento pode se prolongar e se elevar inclusive o sofrimento e o risco das pessoas”, alerta o médico sanitarista Sérgio Zanetta.

“Um aumento do número de casos em várias regiões do Brasil. E, diferente da primeira vez, esse aumento está acontecendo simultaneamente em vários estados”, relata o infectologista Esper Kallás.

Cinco estados do país alcançaram, em 2021, o período mais letal desde o começo da pandemia. No Rio Grande do Sul, foi nesta sexta (26): 80 mortes em um só dia. Rondônia, nesta quarta (24): 29. Mato Grosso do Sul chegou ao pior momento em janeiro, e Minas Gerais e Amazonas, em fevereiro. Lá, a marca mais alta de mortes foi mais do que o dobro do período crítico em 2020.

Bahia e Santa Catarina estão bem perto do pico, registrado em 2020; e em São Paulo, o estado com mais vítimas de Covid no país, o pior momento foi em 2020, com 289 mortes por dia, mas a média diária ainda fica acima de 200 vítimas por dia.

Guia Ponto Novo
Com informações G1 e CNN 

Continue lendo mais notícias no site www.guiapontonovo.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo conteúdo dos comentários é de responsabilidade de seus autores.

Não pretendemos limitar a sua expressão de ideias, contudo não use o espaço de comentários como palanque para proselitismo político, calunioso, ideológico, religioso, difamatório, para praticar ou difundir posturas racistas, xenófobas, propagar ódio ou atacar seus desafetos. caso aconteça poderá ser removido à discrição da gestão do site.

Post Bottom Ad

Condomínio Sol Lar Chácaras em Ponto Novo