Mulheres que contraíram covid-19 durante a gravidez foram capazes de passar os anticorpos adquiridos também para os fetos, conferindo aos bebês recém-nascidos proteção contra a doença.
O estudo conduzido no Hospital Pennsylvania, na cidade de Philadelphia(EUA), publicado pela revista médica mensal Jama Pedriatrics, realizou testes de sorologia para a detecção de anticorpos em 1.471 grávidas que passaram pelo hospital entre 9 de abril e 8 de agosto do ano passado com idade média de 32 anos.
Os pesquisadores apontam que os resultados trazem algumas conclusões importantes. O fato de haver uma transmissão menor do IgM, que aparece em geral quando a pessoa ainda está doente, indica menor chance de a mãe passar a doença ao feto. O estudo também traz pistas para possíveis encaminhamentos de grávidas para a vacinação e de cuidados no pós-natal.
Os autores do trabalho ponderam, no entanto, que os resultados ainda não permitem concluir se esses anticorpos presentes nos bebês serão suficientes para de fato conferir uma proteção contra a infecção aos recém-nascidos, e que mais estudos serão necessários para confirmar se o são e em qual concentração.
Informações: Jornal O Estado de São Paulo
Texto na íntegra em:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todo conteúdo dos comentários é de responsabilidade de seus autores.
Não pretendemos limitar a sua expressão de ideias, contudo não use o espaço de comentários como palanque para proselitismo político, calunioso, ideológico, religioso, difamatório, para praticar ou difundir posturas racistas, xenófobas, propagar ódio ou atacar seus desafetos. caso aconteça poderá ser removido à discrição da gestão do site.