Ponto Novo: Escola Renovada; confira o artigo na coluna de Jordânia Ferreira - Guia Ponto Novo | Comércio e Notícias

Ads

Clique Aqui e conheça nosso Guia Comercial

Ponto Novo: Escola Renovada; confira o artigo na coluna de Jordânia Ferreira

Compartilhar

Arquivo/Reprodução


Escola Renovada

Renovar a forma como a escola atua é essencial para desenvolver cidadãos críticos que querem contribuir cada vez mais para tornar a sociedade melhor. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) - documento normativo para as redes de ensino - vem sendo implementada nas escolas de todo o Brasil visando a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

A disciplina de História, por exemplo, abriu espaço para que as vivências dos educandos e suas experiências na família e na comunidade sejam trabalhadas nas aulas, uma vez que eles são sujeitos históricos. Desse modo, a aprendizagem do educando depende também dos seus conhecimentos prévios e não somente dos conteúdos transmitidos pelos professores.

“É fundamental estabelecer um diálogo entre a história e os princípios da interculturalidade e do multiculturalismo. Assim, é possível abarcar a diversidade cultural da sociedade, criando espaços de inclusão, identidade e reconhecimento para os diferentes grupos culturais e étnicos a que os alunos pertencem”, afirma Caroline Silveira Bauer, no livro Conteúdo e Metodologia do Ensino de História.

Portanto, devemos estimular o respeito às diferenças e dar oportunidade aos relatos e memórias de outras culturas e não apenas da cultura dominante, que sempre teve espaço nos livros de História. Isso é renovação. Deixar de lado o pensamento arcaico e dar oportunidade às mudanças positivas em prol da coletividade.

Além da renovação dos conteúdos ensinados em sala de aula, a restauração da estrutura física da escola também é bem vinda quando otimiza o espaço educacional. Um ambiente saudável contribui para reforçar a aprendizagem dos estudantes.


Arquivo/Reprodução

Na segunda-feira, dia 29 de agosto, foi reinaugurada a Escola Manoel Inácio, no bairro Oscar Macedo, em Ponto Novo (BA), após a conclusão das obras de reforma que duraram cerca de três meses. Os educandos e seus responsáveis além de toda a equipe que compõe a escola ficaram maravilhados com as melhorias. É muito bom estar num ambiente organizado e agradável.

Já foram realizadas várias reformas em escolas na sede da cidade e também na zona rural e a expectativa é que sejam construídas mais escolas. Além das obras na estrutura física, a valorização do trabalho do professor, dos gestores escolares e do pessoal de apoio contribui ainda mais para o fortalecimento do setor. Viva a educação!



Jordânia Ferreira é formada em Comunicação Social / Jornalismo pela Unirb e graduada em Bacharelado Interdisciplinar em Artes com ênfase em Audiovisual pela UFBA. Cursou Magistério no Ensino Médio e atualmente é acadêmica em Pedagogia, na FCG.
Jordânia Ferreira é formada em Comunicação Social / Jornalismo pela Unirb e graduada em Bacharelado Interdisciplinar em Artes com ênfase em Audiovisual pela UFBA. Cursou Magistério no Ensino Médio e é acadêmica em Pedagogia, na FCG. Atualmente, é professora da turma do 5º Ano D, na Escola Manoel Inácio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo conteúdo dos comentários é de responsabilidade de seus autores.

Não pretendemos limitar a sua expressão de ideias, contudo não use o espaço de comentários como palanque para proselitismo político, calunioso, ideológico, religioso, difamatório, para praticar ou difundir posturas racistas, xenófobas, propagar ódio ou atacar seus desafetos. caso aconteça poderá ser removido à discrição da gestão do site.

Post Bottom Ad

Condomínio Sol Lar Chácaras em Ponto Novo