Eleições 2022: Quem são os pré-candidatos a governador da Bahia em 2022 - Guia Ponto Novo | Comércio e Notícias

Ads

Clique Aqui e conheça nosso Guia Comercial

Eleições 2022: Quem são os pré-candidatos a governador da Bahia em 2022

Compartilhar

Com a proximidade das Eleições 2022, os partidos já apresentaram os seus nomes favoritos para a disputa ao Governo da Bahia. As legendas podem mudar as indicações até 5 de agosto, quando acaba o prazo para a escolha de candidatos e candidatas. Até o momento, a disputa pelo cargo de governador baiano é liderada por ACM Neto (União Brasil), ex-prefeito de Salvador, que, segundo as pesquisas, pode até ser eleito no primeiro turno.

Com o fim do governo de Rui Costa (PT), no cargo há 8 anos, o PT tenta manter o domínio no estado, iniciado em 2006 com Jaques Wagner. Foram dois mandatos seguidos de Wagner e mais dois de Costa. Para isso, o partido aposta agora no nome de Jerônimo Rodrigues para enfrentar ACM Neto. O primeiro turno das eleições 2022 acontece no dia 2 de outubro. Caso seja necessário, o segundo turno acontecerá no dia 30 do mesmo mês. Veja quem são os pré-candidatos ao governo da Bahia (em ordem alfabética):

ACM Neto (União Brasil)

ACM Neto, pré-candidato ao Governo da Bahia
Imagem: Divulgação

Antônio Carlos Magalhães Neto, conhecido como ACM Neto, é pré-candidato ao Governo da Bahia e busca manter o legado do falecido avó, ex-governador e ex-senador.

ACM é advogado formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Ele foi prefeito de Salvador entre os anos de 2013 e 2020. Além disso, foi deputado pelo Democratas, e em 2018 assumiu a presidência nacional do partido e foi decisivo para a fusão do PSL e DEM. Deve ser um nome da direita, mas não é uma unanimidade dentro do bolsonarismo.

Giovani Damico (PCB) 

Giovani Damico, pré-candidato a governador da Bahia pelo PCB Imagem: Reprodução/ Facebook

O PCB (Partido Comunista Brasileiro) oficializou em março deste ano o nome do atual secretário político do partido na Bahia, Giovani Damico, como pré-candidato ao Governo da Bahia. Giovani Damico é Mestre em Ciências Sociais pela UFBA (Universidade Federal da Bahia) e professor da rede estadual de ensino da Bahia. Prof. Gio tentou se eleger vereador em Salvador em 2020, obtendo 447 votos.

 Além de professor da rede estadual, ele é membro do comitê central e da unidade classista do partido.

Jerônimo Rodrigues (PT) 

Pré-candidato ao governo da Bahia pelo PT, Jerônimo Rodrigues, durante sabatina UOL/Folha Imagem: UOL.

O PT (Partido dos Trabalhadores) oficializou o nome do atual secretário estadual da Educação, Jerônimo Rodrigues, como pré-candidato ao Governo do estado da Bahia.

Jerônimo fará a sua estreia na disputa eleitoral. Ele é professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e foi secretário de Desenvolvimento Rural da Bahia, entre os anos de 2015 a fevereiro de 2019, quando assumiu a Secretaria da Educação do Estado.

João Roma (PL)

Ministro da Cidadania João Roma Neto - Foto: Romilson Almeida
Ministro da Cidadania João Roma Neto - Visita a Ponto Novo
 Foto: Romilson Almeida

O ex-ministro da Cidadania João Roma oficializou em março deste ano a saída do Republicanos e a filiação ao PL para disputar o Governo da Bahia.

Roma criticou seu principal opositor na disputa, ACM Neto, que já foi seu aliado, afirmando que o ex-prefeito de Salvador fez movimentos para se aproximar do PT no estado para vencer as eleições. Ele defendeu Bolsonaro também com relação às vacinas, dizendo que o presidente nunca foi contra essa medida, e sim contra ser obrigatória. Atual deputado federal pela Bahia, João Roma é formado em direito. Foi ministro da Cidadania entre 2021 e 2022, no governo Jair Bolsonaro. Foi chefe de gabinete na prefeitura de Salvador, durante a administração de ACM Neto. É ainda neto do ex-deputado federal por três mandatos João Roma (PE), de quem herdou o nome.

Kleber Rosa (Psol)

O pré-candidato do PSOL ao governo da Bahia, Kleber Rosa, durante sabatina UOL/Folha Imagem: UOL.

O Psol (Partido Socialismo e Liberdade) oficializou o nome do professor e fundador do Movimento Policiais Antifascismo, Kleber Rosa, como pré-candidato ao Governo do estado da Bahia.

Kleber é outro estreante na disputa eleitoral. Ele é cientista social graduado pela Universidade Federal da Bahia, especialista em Educação Inclusiva e diversidade e Mestrando em Educação pela Universidade do Estado da Bahia. Atualmente, ele também é diretor da Federação dos Trabalhadores Públicos do Estado da Bahia (FETRAB). 


Fonte: UOL 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo conteúdo dos comentários é de responsabilidade de seus autores.

Não pretendemos limitar a sua expressão de ideias, contudo não use o espaço de comentários como palanque para proselitismo político, calunioso, ideológico, religioso, difamatório, para praticar ou difundir posturas racistas, xenófobas, propagar ódio ou atacar seus desafetos. caso aconteça poderá ser removido à discrição da gestão do site.

Post Bottom Ad

Condomínio Sol Lar Chácaras em Ponto Novo