Tarifa pode reduzir o custo da sua conta de luz; conheça - Guia Ponto Novo | Comércio e Notícias

Ads

Clique Aqui e conheça nosso Guia Comercial

Tarifa pode reduzir o custo da sua conta de luz; conheça

Compartilhar
Desconhecida de muitos brasileiros, a chamada Tarifa Branca visa estimular o consumo de luz ao longo do dia, não apenas durante os períodos de concentração, seu objetivo é reduzir os gastos na sua conta de energia.

Conforme os dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o país tem 87,3 milhões de unidades consumidoras de baixa tensão (casas, imóveis rurais, indústria e comércio de pequeno porte). Cerca de 75 milhões de brasileiros podem aderir à tarifa branca, mas apenas 57.601 utilizam o mecanismo.

Como mencionamos muitos brasileiros não conhecem essa opção de tarifa, por isso ela é pouco usada, porém ela permite uma diminuição, entretanto pequena nas despesas e em alguns casos ela pode levar a conta de energia a ficar mais cara, por isso ela pode não ser uma boa opção para todos.

Como funciona a tarifa branca e as mudanças na conta

Com a tarifa branca, o consumidor passa a ter a possibilidade de pagar valores diferentes em função da hora e do dia da semana em que utiliza a energia elétrica, diferente do modelo usual, onde a tarifa de luz é a mesma, ou seja, ela não vai variar conforme o horário de consumo.

Já na tarifa branca, como ocorre essa variação, ela tem três valores nos dias úteis: ponta, intermediário e fora de ponta. Sábados, domingos e feriados contam com a tarifa fora de ponta nas 24 horas do dia.

O valor exato da taxa pode variar conforme a distribuidora de energia elétrica, o horário também é flexível, isso quer dizer que as faixas podem variar conforme a região do país.

Quem pode optar pela tarifa branca?

A tarifa branca não é destinada àqueles clientes de baixa renda ou nos serviços de iluminação pública, lembrando que a adesão é opcional.

Caso você queira mudar a modalidade de tarifa da sua energia é necessário entrar em contato com a distribuidora que ficará responsável por realizar a troca do medidor de energia elétrica, e também é possível solicitar o retorno a tarifa convencional quando desejar.

Antes de aderir conheça seu perfil de consumo para evitar prejuízos

Como mencionamos em alguns casos a tarifa branca, pode trazer prejuízos ao consumidor, por isso é de extrema importância que você conheça o seu perfil de consumo.

Isso, pois quanto mais você utiliza seu consumo para o período fora de ponta mais altos são os benefícios desta tarifa, entretanto a tarifa branca não tem recomendações para aqueles que têm o consumo maior em períodos de ponta ou intermediário, e caso não haja a possibilidade de transferência do uso dessa energia elétrica para o período fora de ponta.

Isso acontece, pois, nesses casos o valor da fatura pode aumentar, por isso, esteja atento antes de efetuar a mudança.

Fonte: Jornal Contábil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo conteúdo dos comentários é de responsabilidade de seus autores.

Não pretendemos limitar a sua expressão de ideias, contudo não use o espaço de comentários como palanque para proselitismo político, calunioso, ideológico, religioso, difamatório, para praticar ou difundir posturas racistas, xenófobas, propagar ódio ou atacar seus desafetos. caso aconteça poderá ser removido à discrição da gestão do site.

Post Bottom Ad

Condomínio Sol Lar Chácaras em Ponto Novo