Vacina vencida não faz mal ao corpo, porém não oferece proteção - Guia Ponto Novo | Comércio e Notícias

Ads

Clique Aqui e conheça nosso Guia Comercial

Vacina vencida não faz mal ao corpo, porém não oferece proteção

Compartilhar
Milhares de brasileiros receberam doses vencidas da vacina AstraZeneca, conforme mostra reportagem da Folha de S.Paulo. De acordo com informações do DataSUS, o número dos lotes e a data de validade, são, respectivamente:

  • 4120Z001 (29 de março)
  • 4120Z004 (13 de abril)
  • 4120Z005 (14 de abril)
  • CTMAV501 (30 de abril)
  • CTMAV505 (31 de maio)
  • CTMAV506 (31 de maio)
  • CTMAV520 (31 de maio)
  • 4120Z025 (4 de junho)

Se você recebeu a AstraZeneca, as informações do lote estão no cartão de vacinação recebido no dia da aplicação.

Mas afinal, o que acontece se você tomar uma vacina vencida? 

"Quando a vacina é aplicada fora do prazo de validade, é considerado um erro programático e a dose deve ser repetida", explica Juarez Cunha*, presidente da SBIm (Sociedade Brasileira de Imunizações). 

A preocupação, conforme explica o especialista, é que a pessoa fique desprotegida. "Não é esperado nenhum outro tipo de reação além das relatadas para os tipos específicos de vacina. 

A dica é ficar de olho na validade, não só para os imunizantes, mas com qualquer outro produto consumido, como alimentos e remédios." Em Dracena, cidade localizada no interior de São Paulo, 80 pessoas receberam vacinas contra a covid-19 fora da data de validade. Elas foram comunicadas para receberem a imunização novamente.

"Até agora, tanto contra a covid-19 como em outras vacinas, não observamos efeitos negativos em fazer a imunização correta depois do recebimento de uma dose vencida", esclarece Cunha.

Fonte: VivaBem/Uol


Guia Ponto Novo
Continue lendo mais notícias no site

www.guiapontonovo.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo conteúdo dos comentários é de responsabilidade de seus autores.

Não pretendemos limitar a sua expressão de ideias, contudo não use o espaço de comentários como palanque para proselitismo político, calunioso, ideológico, religioso, difamatório, para praticar ou difundir posturas racistas, xenófobas, propagar ódio ou atacar seus desafetos. caso aconteça poderá ser removido à discrição da gestão do site.

Post Bottom Ad

Condomínio Sol Lar Chácaras em Ponto Novo