Bahia: Rui Costa anuncia retorno das aulas nas escolas da rede estadual no dia 26 de julho - Guia Ponto Novo

Ads

Clique Aqui e conheça nosso Guia Comercial

Bahia: Rui Costa anuncia retorno das aulas nas escolas da rede estadual no dia 26 de julho

Compartilhar
As aulas nas escolas da rede estadual de ensino serão retomadas no dia 26 de julho, informou nesta terça-feira, 13, o governador Rui Costa.

Inicialmente, esse retorno ocorrerá em um modelo híbrido, com metade de cada turma indo à escola às segundas, quartas e sextas; enquanto a outra metade irá às terças, quintas e sábados. Será adotado distanciamento de pelo menos uma cadeira entre os alunos.

A volta às aulas em um modelo 100% presencial ainda não tem data definida e depende de uma queda continuada nos números relativos à pandemia, completou o governador.


Rui anunciou ainda a ampliação da carga horária de professores de 20 horas para 40 horas semanais, contratação de professores aprovados na seleção Reda de 2019 e convocação de aprovados no concurso público de 2017.

"Estamos sugerindo que os municípios também adotem o modelo híbrido, mas isso caberá a cada prefeito ou prefeita", afirmou o chefe do Executivo baiano sobre a rede municipal de ensino. No transporte escolar, a orientação é que não seja excedido o limite de 70% da capacidade dos veículos.

Com mais de um ano sem aulas nos estabelecimentos de ensino, o governador apontou a necessidade do retorno das atividades, devido ao grande risco de aumento da evasão escolar. "Não temos o direito de fazer isso com essas crianças e adolescentes. Se as pessoas podem bater baba, ir no shopping, no restaurante, não podem ir para a aula?", questionou.

Iniciado em março, o ano letivo deve terminar no dia 29 de dezembro, segundo o calendário previsto.

Vacina - Ao falar sobre a vacinação contra a Covid-19, o governador voltou a dizer que aguarda a chegada do primeiro lote do imunizante russo Sputnik V à Bahia em 15 dias.

Rui criticou o critério atual de distribuição de vacinas pelo Ministério da Saúde entre os estados. "Houve adoção pelo ministério de um critério que não é exatamente o critério populacional. Acho que já está na hora de corrigir essa distorção", declarou o gestor estadual, em transmissão nas redes sociais.

Mais cedo, no Twitter, o secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, afirmou que o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) já solicitou uma revisão das regras em vigor para distribuição dos imunizantes. "Em reunião na data de hoje (13) do Fórum de Governadores com o Ministro da Saúde, diversos governadores, além do Presidente do CONASS e eu, solicitamos a mudança do critério de distribuição das vacinas, para ser proporcional à população dos estados", publicou Vilas-Boas.

Segundo o secretário, o critério atual gera "iniquidades que só fazem se agravar mais a cada dia". "Não é verdade que as doses sejam enviadas de forma proporcional e igualitária para todos os estados e Distrito Federal. Elas seguem de acordo com regras pactuadas, mas que não são mais adequadas. É preciso corrigir isso nas reuniões tripartite", completou Vilas-Boas.

Fonte: Jornal A Tarde

Guia Ponto Novo
Continue lendo mais notícias no site

www.guiapontonovo.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo conteúdo dos comentários é de responsabilidade de seus autores.

Não pretendemos limitar a sua expressão de ideias, contudo não use o espaço de comentários como palanque para proselitismo político, calunioso, ideológico, religioso, difamatório, para praticar ou difundir posturas racistas, xenófobas, propagar ódio ou atacar seus desafetos. caso aconteça poderá ser removido à discrição da gestão do site.

Post Bottom Ad

Condomínio Sol Lar Chácaras em Ponto Novo
Grupo JV Empreendimentos Pindobaçu