14° Salário do INSS será liberado para aposentados e pensionistas? confira - Guia Ponto Novo | Comércio e Notícias

Ads

Clique Aqui e conheça nosso Guia Comercial

14° Salário do INSS será liberado para aposentados e pensionistas? confira

Compartilhar
Fotografia de Sérgio Lima/Poder360O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) antecipou o 13° salário dos aposentados e pensionistas. Como aconteceu no ano passado, em 2021, os aposentados vão ficar sem um dinheiro extra no final do ano.

Desde 2020 vem se falando numa possível liberação de um pagamento extra em dezembro, como se fosse um 14° salário para ajudar os aposentados e pensionistas do INSS.

No entanto, no ano passado, tudo ficou somente na promessa, e o dinheiro extra acabou não entrando no pagamento dos aposentados no final de 2020.

No Senado Federal está para ser avaliado um Projeto de Lei que poderá liberar o pagamento do 14° salário aos aposentados e pensionistas do INSS.

O texto é mesmo que foi debatido em 2020, de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS) sendo bem aceito pelos segurados que concordaram com a medida. Entretanto, os parlamentares não se mostraram sensíveis ao tema, e o pagamento extra acabou não acontecendo no ano passado.

14° salário emergencial


Na verdade, seria um pagamento emergencial somente em 2021, para amenizar os efeitos da crise financeira que se estabeleceu no país devido à pandemia do novo coronavírus.

Teria direito ao valor emergencial os segurados do INSS que recebem auxílio-doença, aposentadoria, auxílio-acidente, auxílio-reclusão e pensão por morte.
Em Brasília, as coisas não funcionam com a rapidez que o povo precisa, ou seja, ainda não há previsão para que a medida possa ser apreciada no plenário.

O Governo Federal também não se mostrou sensível a um possível pagamento extra no final do ano para o segurado do INSS. O Ministério da Economia, que só pensa em números, já deixou claro que, uma medida como está poderia comprometer o Orçamento, já que a antecipação do 13° salário custou aos cofres públicos R$ 52 bilhões.

A equipe econômica alega que um benefício como este teria valores próximos dos R$ 50 bi. Então, os aposentados e pensionista do INSS vão precisar fazer mágica no final do ano, pois, não há até o momento uma sinalização que o 14° salário poderá ser aprovado.

Fonte: Jornal Contábil

Guia Ponto Novo
Continue lendo mais notícias no site

www.guiapontonovo.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo conteúdo dos comentários é de responsabilidade de seus autores.

Não pretendemos limitar a sua expressão de ideias, contudo não use o espaço de comentários como palanque para proselitismo político, calunioso, ideológico, religioso, difamatório, para praticar ou difundir posturas racistas, xenófobas, propagar ódio ou atacar seus desafetos. caso aconteça poderá ser removido à discrição da gestão do site.

Post Bottom Ad

Condomínio Sol Lar Chácaras em Ponto Novo