IF Baiano oferta mais de 7 mil vagas para cursos técnicos em toda a Bahia - Guia Ponto Novo | Comércio e Notícias

Ads

Clique Aqui e conheça nosso Guia Comercial

IF Baiano oferta mais de 7 mil vagas para cursos técnicos em toda a Bahia

Compartilhar


 São 7.320 vagas em toda a Bahia, com oferta de cursos nas modalidades Integrada, Subsequente e EAD

O Instituto Federal Baiano (IF Baiano) publicou hoje, 31, os editais do processo seletivo para ingresso de estudantes nos cursos técnicos de nível médio. Estão em oferta 7.320 vagas em cursos das modalidades Integrada ou Subsequente ao ensino médio e Educação à distância. São 20 opções de cursos, disponíveis nos 14 campi e em 20 polos EAD da instituição, localizados em todo o território baiano.

Para concorrer às vagas, interessados devem realizar inscrição no período de 7 de junho a 9 de julho, exclusivamente no site da Fundação CEFET Minas. Ao preencher o formulário de inscrição, os candidatos poderão optar por duas opções de curso, indicando a ordem de preferência, campus, semestre de oferta e turno para cada uma delas.

A documentação exigida nos editais também deverá ser enviada, eletronicamente, anexada ao sistema da inscrição. Assim que for possível o retorno das atividades presenciais, os documentos originais serão solicitados para conferência.


Reserva de vagas

Candidatos também devem sinalizar no momento da inscrição em qual categoria da Reserva de Vagas desejam concorrer. Para os cursos Integrados, o IF Baiano reserva 70% das vagas para candidatos que cursaram o ensino fundamental integralmente na rede pública de ensino. Das demais vagas, 25% destinam-se a candidatos da ampla Concorrência e 5% para pessoas com deficiência. Para os cursos Subsequentes, 50% das vagas se destinam a candidatos que cursaram o ensino médio na rede pública, 45% para ampla concorrência e 5% para pessoas com deficiência.

Cursos e modalidades

Meio ambiente, Agropecuária e Informática são algumas das 20 opções de cursos, disponíveis nas modalidades: Integrada, para quem deseja cursar o ensino médio junto com o curso técnico, e Subsequente, para quem já concluiu o ensino médio. Estes cursos são oferecidos nos campi do IF Baiano em Alagoinhas, Bom Jesus da Lapa, Catu, Governador Mangabeira, Guanambi, Itaberaba, Itapetinga, Santa Inês, Senhor do Bonfim, Serrinha, Teixeira de Freitas, Uruçuca, Valença e Xique-Xique.

A novidade no processo seletivo 2021 é a inclusão dos cursos Subsequentes da modalidade EAD, com as opções Multimeios Didáticos, Secretaria Escolar e Vendas. Os cursos EAD são oferecidos nos 14 campi e em 21 polos EAD, localizados em Salvador, Santo Estevão, Ibipitanga, Marcionilio Souza, Potiraguá, Maracás, Caldeirão Grande, Capim Grosso, Mundo Novo, Piritiba, Remanso, Araci, Ibirapuã, Itanhém, Jucuruçu, Medeiros Neto, Mucuri, Nova Viçosa, Maraú, Nazaré e Ipuiara.

Seleção

O processo de ingresso do IF Baiano para cursos da forma Integrada e Subsequente adota a análise de histórico escolar para classificar os candidatos e selecioná-los conforme a quantidade de vagas. Para isso, leva em conta a média final resultante das notas das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, do 6º, 7º e 8º anos do ensino fundamental – para candidatos aos cursos Integrados -, e do 1º e 2º anos do ensino médio – para os candidatos aos cursos Subsequentes.

Já para os cursos EAD, a seleção será realizada mediante manifestação de interesse na vaga e a classificação dos candidatos será obtida conforme a ordem de realização da inscrição.

Mais informações

Consulte os editais e acompanhe atualizações da seleção para cursos técnicos do IF Baiano nesta página. Dúvidas deverão ser encaminhadas para o e-mail concursopublico@fundacaocefetminas.org.br

Fonte: ifbaiano.edu.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo conteúdo dos comentários é de responsabilidade de seus autores.

Não pretendemos limitar a sua expressão de ideias, contudo não use o espaço de comentários como palanque para proselitismo político, calunioso, ideológico, religioso, difamatório, para praticar ou difundir posturas racistas, xenófobas, propagar ódio ou atacar seus desafetos. caso aconteça poderá ser removido à discrição da gestão do site.

Post Bottom Ad

Condomínio Sol Lar Chácaras em Ponto Novo