Ciência: A impressionante descoberta da primeira múmia egípcia grávida - Guia Ponto Novo | Comércio e Notícias

Ads

Clique Aqui e conheça nosso Guia Comercial

Ciência: A impressionante descoberta da primeira múmia egípcia grávida

Compartilhar

Cientistas da Polônia descobriram recentemente que uma múmia egípcia que antes se acreditava ser um sacerdote tratava-se, na verdade, de uma mulher grávida. A descoberta, a primeira do tipo em qualquer lugar do mundo, foi feita por membros do Projeto Múmia de Varsóvia.

A equipe, que desde 2015 tem trabalhado para examinar minuciosamente múmias humanas e de animais do Egito Antigo no Museu Nacional de Varsóvia, descobriu a verdadeira identidade do corpo após detectar um pequeno pé no abdômen da múmia.

De acordo com Marzena Okarek-Szilke, antropóloga e arqueóloga da Faculdade de Arqueologia da Universidade de Varsóvia, ela e seus colegas já haviam concluído suas pesquisas e se preparavam para enviar suas descobertas para publicação.

"Demos a última olhada nas imagens, com meu marido Stanislaw, um arqueólogo do Egito, e notamos uma imagem familiar para pais de três crianças no abdômen da mulher falecida: um pé minúsculo”, disse à agência de notícias estatal polonesa PAP.

Wojtek Ejsmond, um dos três co-fundadores do Projeto Múmia de Varsóvia, disse que a múmia foi trazida para a Polônia em 1826 por Jan Wezyk-Rudzki.

Tomografia computadorizada da múmia - Foto: Projeto Múmia de Varsóvia

Naquela época, acreditava-se que era uma mulher, mas a visão mudou durante a década de 1920, quando uma inscrição no sarcófago foi traduzida para revelar o nome de um sacerdote egípcio, Hor-Djehuty.

Embora pertença à Universidade de Varsóvia, a múmia foi emprestada ao museu desde 1917, onde está em exibição.Durante sua pesquisa, a equipe encontrou algumas pistas interessantes. Usando tomografia computadorizada, de forma que as bandagens da múmia não precisavam ser removidas, eles descobriram que o corpo tinha uma estrutura esquelética delicada.

Uma análise mais detalhada convenceu os pesquisadores de que o corpo era feminino, pois não havia sinal de um pênis. Uma visualização 3D do corpo mostrou claramente cabelos longos e cacheados, e seios mumificados, de acordo com a equipe.

A múmia se encontra no Museu Nacional de Varsóvia desde 1917
 Foto: 
Projeto Múmia de Varsóvia


Fonte: CNN

Guia Ponto Novo
Continue lendo mais notícias no site

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo conteúdo dos comentários é de responsabilidade de seus autores.

Não pretendemos limitar a sua expressão de ideias, contudo não use o espaço de comentários como palanque para proselitismo político, calunioso, ideológico, religioso, difamatório, para praticar ou difundir posturas racistas, xenófobas, propagar ódio ou atacar seus desafetos. caso aconteça poderá ser removido à discrição da gestão do site.

Post Bottom Ad

Condomínio Sol Lar Chácaras em Ponto Novo