Pindobaçu: Primeiro grande curso de formação de Condutores de Turismo de Aventura é realizado no município - Guia Ponto Novo | Comércio e Notícias

Ads

Clique Aqui e conheça nosso Guia Comercial

Pindobaçu: Primeiro grande curso de formação de Condutores de Turismo de Aventura é realizado no município

Compartilhar

O município de Pindobaçu foi contemplado com uma turma de novos Condutores (guias) de Turismo. É o primeiro curso teórico e prático dessa amplitude realizado na história do município.


O curso chamado CMC (Competências Mínimas de Líder/Condutor de Turismo de Aventura), teve duração de 7 dias com aulas intensas em campo, iniciando no dia 7 de abril e se encerrando na última quarta-feira (14/04). A condução ficou por conta do instrutor Helder M. F. Madeira, do município de Andaraí. Hélder é bacharel em Direito pela PUCCAMP (1983) e Técnico em Administração de Unidades de Conservação pelo SENAC-SP. Desde 2001 é instrutor em cursos de expedição e programas corporativos da Outward Bound Brasil, entidade internacional pioneira em cursos ao ar livre que combinam desenvolvimento pessoal e aventura, e referência mundial no desenvolvimento de protocolos de segurança em atividades ao ar livre.


Competências Mínimas de Líder/Condutor de Turismo de Aventura
Competências Mínimas de Líder/Condutor de Turismo de Aventura

Competências Mínimas de Líder/Condutor de Turismo de Aventura

Competências Mínimas de Líder/Condutor de Turismo de Aventura

Competências Mínimas de Líder/Condutor de Turismo de Aventura


O curso foi financiado pelo Secretário de Desenvolvimento Econômico, Jaquison Cerqueira, por meio da doação do seu salário, como ele já havia anunciado que faria assim que assumiu o cargo e contou com a organização e coordenação da empresa local de turismo e viagens Tortuga Go!, representada pelo seu fundador, o turismólogo e ambientalista Juliano Silva.


A turma foi formada por 4 pessoas do Povoado de Lutanda, 2 pessoas do Grupo Desbravadores (IASD), 2 pessoas da Brigada da Esmeralda, 2 pessoas do Grupo Ambientalista de Pindobaçu (GAP), 1 pessoa de Bananeiras, 1 pessoa de Carnaíba, totalizando 12 participantes.


O conteúdo foi composto por disciplinas como Planejamento, História Natural e Cultural, Técnicas de Campo, Habilidades Comportamentais e Liderança, Legislação, Segurança e Cuidados com o Meio Ambiente.

Competências Mínimas de Líder/Condutor de Turismo de Aventura

Competências Mínimas de Líder/Condutor de Turismo de Aventura

Competências Mínimas de Líder/Condutor de Turismo de Aventura

Finalizada as aulas, cumprindo 64 horas de carga horária, os participantes receberam seus certificados, com a presença do empresário e financiador do curso, Jaquison Cerqueira.

CMC - Entrega dos certificados

Participante do curso, Antonio Amorim do canal Na Trilha Com Antonio Amorim, falou conosco sobre a experiência.

"Aprendemos coisas que fazem uma diferença enorme para ser um condutor. Da minha parte, só tenha a agradecer a Jaquison por doar seu salário para projetos que venham beneficiar o município de Pindobaçu. Hoje, Pindobaçu tem condutores de turismo de excelente qualidade".


Lista de condutores de Turismo qualificados pelas normas da ABNT (nome e localidade).

  • Juliano Silva de Jesus-sede 
  • José Ilton Ferreira da Silva-sede
  • Antônio de Amorim-sede
  • Jaiane Moreira dos Santos-Olhos D'água
  • Oldilei Cardoso de Santana- Bananeiras
  • Lorena Souza Carvalho-sede
  • Adriel de Bulhões Souza-Lutanda
  • Davi da Silva Santos-sede
  • Maria Joana da Silva Cruz-Lutanda
  • Vanessa da Silva Santos- Lutanda
  • Vinícius das Neves Oliveira- Carnaíba
  • Alex Junior Araujo de Carvalho-sede


Redação: Samuel Novais

Guia Ponto Novo
Continue lendo mais notícias no site

Um comentário:

  1. Estou super agradecido por ter participado deste curso, é agradeço a todos os envolvidos por a experiência compartilhada e tenho o dever de passar à frente esse aprendizado.

    ResponderExcluir

Todo conteúdo dos comentários é de responsabilidade de seus autores.

Não pretendemos limitar a sua expressão de ideias, contudo não use o espaço de comentários como palanque para proselitismo político, calunioso, ideológico, religioso, difamatório, para praticar ou difundir posturas racistas, xenófobas, propagar ódio ou atacar seus desafetos. caso aconteça poderá ser removido à discrição da gestão do site.

Post Bottom Ad

Condomínio Sol Lar Chácaras em Ponto Novo