ANVISA emite alerta sobre riscos da automedicação principalmente na pandemia - Guia Ponto Novo | Comércio e Notícias

Ads

Clique Aqui e conheça nosso Guia Comercial

ANVISA emite alerta sobre riscos da automedicação principalmente na pandemia

Compartilhar
Anvisa divulgou nesta segunda-feira (05/04) um comunicado falando sobre os riscos do uso de medicamentos sem orientação médica, e também do processo de notificação de eventos adversos.

Agência de Vigilância Sanitária (ANVISA) - Foto: EBC

A automedicação, principalmente neste momento de pandemia, tem preocupado ainda mais as autoridades sanitárias em todo o mundo. É preciso que as pessoas se conscientizem dos riscos reais dessa prática, que pode causar reações graves, inclusive mortes.

Todo medicamento apresenta riscos relacionados ao seu consumo, que deve ser baseado na relação benefício-risco. Ou seja, os benefícios para o paciente devem superar os riscos associados ao uso do produto. Essa avaliação é realizada a partir de critérios técnico-científicos, de acordo com o paciente e o conhecimento da doença.

Para se ter uma ideia da dimensão e da gravidade do problema, a Organização Mundial da Saúde, a OMS, calcula que mais de 50% de todos os medicamentos são prescritos, dispensados ou vendidos de forma inadequada. Além disso, metade de todos os pacientes não faz uso dos medicamentos corretamente.

Leia o comunicado completo acessando o link abaixo


TRATA DO USO DE MEDICAMENTOS SEM ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL E DA NOTIFICAÇÃO DE EVENTOS ADVERSOS.

Fonte: ANVISA

Guia Ponto Novo
Continue lendo mais notícias no site

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo conteúdo dos comentários é de responsabilidade de seus autores.

Não pretendemos limitar a sua expressão de ideias, contudo não use o espaço de comentários como palanque para proselitismo político, calunioso, ideológico, religioso, difamatório, para praticar ou difundir posturas racistas, xenófobas, propagar ódio ou atacar seus desafetos. caso aconteça poderá ser removido à discrição da gestão do site.

Post Bottom Ad

Condomínio Sol Lar Chácaras em Ponto Novo