Vacina com tecnologia 100% nacional é anunciada pelo Instituto Butantan - Guia Ponto Novo

Ads

Clique Aqui e conheça nosso Guia Comercial

Vacina com tecnologia 100% nacional é anunciada pelo Instituto Butantan

Compartilhar
O Instituto Butantan anunciou nesta sexta-feira, dia 26, a conclusão satisfatória de testes pré-clínicos, realizados em cobaias, da nova vacina desenvolvida por seus cientistas. O imunizante foi produzido por meio da utilização do vírus inativado da gripe viária. "É um anúncio histórico para o Brasil", disse João Doria, governador de São Paulo, durante coletiva realizada nesta sexta no Palácio dos Bandeirantes. "Trata-se da primeira vacina fabricada 100% com tecnologia nacional".

A Butanvac deve estar disponível nos próximos meses, segundo o governo de São Paulo. A expectativa é da fabricação de 40 milhões de doses a partir de maio. Com isso, a vacinação poderá começar em julho, de acordo com o governo de São Paulo.

Segundo Doria, os testes em voluntários devem ser iniciados já em abril, mediante autorização da Anvisa. O Insituto Butantan deve solicitar nesta sexta o pedido para o início dos testes da fase 1. Os certificados de protocolo da Butanvac deverá ser enviado também nesta sexta para a Organização Mundial de Saúde (OMS).

"O desenvolvimento da vacina começou um ano atrás", disse Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan. "Em um mês, devemos terminar a fase de avaliação clínica e aí iniciar de fato a produção". Segundo Covas, trata-se da mesma tecnologia utilizada na fabricação da vacina para gripe, aplicada em 80 milhões de pessoas por ano no Brasil.

A Butanvac foi desenvolvida em ovos embrionários, uma tecnologia já largamente utilizada na fabricação de vacinas que combatem doenças das aves. O proteína S integral do Sars-CoV-2 foi inserida no vírus inativo da gripe viária.

"Hoje, precisamos ter uma esperança de retomarmos a nossa vida. A vacina é a nossa esperança. Não dependeremos de insumos de fora, com isso produziremos mais vacinas", afirmou Jean Gorinchteyn, secretário de Saúde do governo de São Paulo.

Exame

Guia Ponto Novo
Continue lendo mais notícias no site

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo conteúdo dos comentários é de responsabilidade de seus autores.

Não pretendemos limitar a sua expressão de ideias, contudo não use o espaço de comentários como palanque para proselitismo político, calunioso, ideológico, religioso, difamatório, para praticar ou difundir posturas racistas, xenófobas, propagar ódio ou atacar seus desafetos. caso aconteça poderá ser removido à discrição da gestão do site.

Post Bottom Ad

Condomínio Sol Lar Chácaras em Ponto Novo
Grupo JV Empreendimentos Pindobaçu