Rara, "doença da urina preta" não tem tratamento específico - Guia Ponto Novo | Comércio e Notícias

Ads

Clique Aqui e conheça nosso Guia Comercial

Rara, "doença da urina preta" não tem tratamento específico

Compartilhar


Síndrome de Haff destrói fibras musculares, responsáveis por liberarem as toxinas no corpo. Contaminação se dá por peixes de água doce

A "doença da urina preta" virou um dos assuntos mais comentados e ganhou as manchetes dos jornais nas últimas semanas após uma médica veterinária morrer ao ingerir um peixe contaminado da espécie arabaiana, conhecido como "olho de boi", durante um almoço em família. Os primeiros sintomas surgiram quase imediatamente.

Médica veterinária Priscyla Andrade foi internada no dia 18 de fevereiro no Hospital Português, no Recife, com Síndrome de Haff — Foto: Reprodução/Instagram

Com o mal-estar, Priscyla Andrade, de 31 anos, procurou ajuda médica no Real Hospital Português, em Recife, município em Pernambuco, onde permaneceu internada desde o dia 18 de fevereiro em um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e não resistiu.

A irmã da profissional da saúde, Flavia Andrade, de 36, também desenvolveu a enfermidade, foi internada no mesmo local, mas se recuperou e recebeu alta.

Rara e pouco conhecida, a Síndrome de Haff - nome oficial da patologia - pode levar à destruição das fibras musculares, pois a bactéria desenvolve-se rapidamente no organismo. Esse processo é conhecido como rabdomiólise: a urina fica escura por conta da morte das partículas e a substância é liberada para a corrente sanguínea, passando pelos rins, mudando a coloração.

De acordo com a Drª. Claudia Maruyama, Infectologista do Hospital San Gennaro, os principais sintomas são dor muscular intensa, fraqueza muscular, além de possíveis erupção cutânea, vômitos e dor abdominal intensa.

Claudia ainda afirma "não ser possível haver uma técnica para saber se o pescado está contaminado", pois a doença é transmitida por peixes de água doce, responsáveis por liberar as toxinas. Ainda não há um tratamento específico para a doença, sobretudo por ser rara.



Mais casos 

Em nota, o Ministério da Saúde "informa que a doença não é de notificação compulsória e afirma monitorar os casos e os surtos da doença comunicados pelos estados".

Em 2020, segundo a Secretaria Estadual de Saúde da Bahia, houve 45 contágios notificados. 40 foram confirmados e dois estão em investigação. A mesma pasta da Saúde, mas de Pernambuco, afirmou que 5 casos foram confirmados neste ano. De acordo com o Ministério, somente esses estados tiveram notificações da doença.

SBT Jornalismo 

Guia Ponto Novo
Continue lendo mais notícias no site www.guiapontonovo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo conteúdo dos comentários é de responsabilidade de seus autores.

Não pretendemos limitar a sua expressão de ideias, contudo não use o espaço de comentários como palanque para proselitismo político, calunioso, ideológico, religioso, difamatório, para praticar ou difundir posturas racistas, xenófobas, propagar ódio ou atacar seus desafetos. caso aconteça poderá ser removido à discrição da gestão do site.

Post Bottom Ad

Condomínio Sol Lar Chácaras em Ponto Novo