População em situação de rua: Que tipo de democracia você vive? confira na coluna de Jonatielen Silva - Guia Ponto Novo | Comércio e Notícias

Ads

Clique Aqui e conheça nosso Guia Comercial

População em situação de rua: Que tipo de democracia você vive? confira na coluna de Jonatielen Silva

Compartilhar




Em face do cenário atual, inúmeras auriflamas são levantadas, reivindicam direitos, valores; é exigido posicionamento em determinados momentos; eles querem saúde, educação, lazer; que respeitem a sua cor, suas origens, sua orientação sexual, justo quando são ignorados os lamentos que vêm das margens da sociedade, e tudo parece ter sentido. 

Próximo a eles a Constituição Federal perde o seu valor, o Estado é inexistente. "Nós somos responsáveis pelo outro, estando atento a isto ou não, desejando ou não, torcendo positivamente ou indo contra, pela simples razão de que, em nosso mundo globalizado, tudo o que fazemos (ou deixamos de fazer) tem impacto na vida de todo mundo, e tudo o que as pessoas fazem (ou se privam de fazer) acaba afetando nossas vidas", Zygmunt Bauman, em Modernidade Líquida. Cerca de 158 mil pessoas vivem nas ruas do Brasil, e em maio deste ano, o número saltou para 184.638, sendo que 84% recebem Auxílio Brasil (Bolsa Família), 87% com idade entre 18 e 59 anos, 3% crianças/adolescentes (0 a 17 anos) e 10% acima de 60 anos, segundo cadastros do CadÚnico. “Invisíveis”, seus poderes são anexados ao “bem estar” dos seus coadjuvantes: "não olha, para ele ir embora", "não dê dinheiro, você não sabe o que vão fazer", "são usuários de drogas", "odeio almoçar aqui, ao redor só tem moradores de rua". 

Eles são numerosos, mas para muitos, não possuem valor. Ignorados pelo tamanho do problema que representam, é uma corrida sem vencedores, como lixo jogado para debaixo do tapete, estão localizados onde o assistencialismo não alcança, vivendo de paliativos, refeições distribuídas por ONG’s, cobertores doados, em uma tentativa frustrada de suprir o direito à moradia. Existem aqueles que querem ir além, criar mais leis com o intuito de transformar essa realidade desprezada pela maioria das pessoas que compõem a sociedade brasileira, como é o caso do padre Júlio Lancellotti, que destruiu à marretadas pedras instaladas sob viadutos pela prefeitura de São Paulo, tirando a única alternativa dessa comunidade que “mancha” as capitais do nosso país. 

Desigualdade social, os direitos básicos negados, problema público sendo camuflado pelo Estado, municípios, e por todos aqueles que se dizem cidadãos. Mas o que fazer? Quando o Estado esta superlotado, as ONG’s não conseguem abraçar a todos. O que fazer quando os projetos assistenciais existentes não atendem a demanda? Tem como reduzir a desigualdade social ou são apenas delírios? A democracia atualmente se apresenta tão individualista que passaria longe da solução que todos buscamos. Nos dividimos; tem aqueles que lutam pelas LGBTQIA+, outros pela sua cor, pelos índios, pelos animais, meio ambiente, economia, e, até mesmo quando é referente à união das classes menos favorecidas, existe individualidade. Precisa-se de uma lista de prioridades tirando o "meu eu" do cenário e adicionando o "por onde iremos começar".

Que tipo de democracia você vive?

 Autora: Jonatielen Silva e Silva

Escritora do Blog Vida em Palavras  

A escritora pontonovense Jonatielen, é acadêmica
em Serviço Social pela UNOPAR e ficou conhecida
pelos seus lindos textos postados no seu Blog 
Vida em Palavras, no Guia a jovem escritora 
aborda diversos temas relacionados à assuntos sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo conteúdo dos comentários é de responsabilidade de seus autores.

Não pretendemos limitar a sua expressão de ideias, contudo não use o espaço de comentários como palanque para proselitismo político, calunioso, ideológico, religioso, difamatório, para praticar ou difundir posturas racistas, xenófobas, propagar ódio ou atacar seus desafetos. caso aconteça poderá ser removido à discrição da gestão do site.

Post Bottom Ad

Condomínio Sol Lar Chácaras em Ponto Novo