Clube da Saúde promove qualidade de vida em Ponto Novo; confira - Guia Ponto Novo | Comércio e Notícias

Ads

Clique Aqui e conheça nosso Guia Comercial

Clube da Saúde promove qualidade de vida em Ponto Novo; confira

Compartilhar

Grupo realizou caminhada de cinco quilômetros até a entrada da cidade

Café da manhã saudável. Foto: Divulgação

A cidade de Ponto Novo (BA) amanheceu com o tempo nublado e chuvoso neste domingo (14). A chuva fina que teimava em cair poderia ser motivo para permanecer embaixo dos cobertores, porém um grupo formado por mais de 30 pessoas decidiu levantar cedo e dar início a uma caminhada com destino a uma melhor qualidade de vida.

Por volta das 5h30, o grupo começou a se concentrar na Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD) Central para se preparar para a caminhada até a entrada do município. Antes dos primeiros passos do percurso, de cinco quilômetros, foi realizado um aquecimento sob orientação do professor de Educação Física, Leonardo Silva.

Segundo Leonardo, o aquecimento antes de caminhadas, corridas e ciclismo “é essencial para que a musculatura já esteja pré-ativada para uma atividade aeróbica de longa duração”. No entanto, para quem está treinando na academia o aquecimento não é tão necessário. “Alguns estudos apontam que o aquecimento pré-atividade física na academia não traz tantos resultados para hipertrofia (aumento da musculatura)”, esclarece.

A caminhada foi promovida pelo Clube da Saúde de Ponto Novo que segue os princípios dos oito remédios naturais que são: água, ar puro, alimentação saudável, luz solar, exercício físico, descanso, temperança e confiança em Deus.

O projeto do Clube Vida e Saúde foi aprovado no Concílio Quinquenal da Igreja Adventista do Sétimo Dia na América do Sul, em 2021. O clube deve ser administrado pelo Departamento de Saúde de cada igreja e pode oferecer oficinas, cursos, feiras de saúde, palestras com profissionais da área da saúde, além de promover caminhadas, corridas e ciclismo.

A iniciativa de criar os clubes surgiu a partir da necessidade de mudanças no estilo de vida contemporâneo. Com a correria da vida moderna as pessoas estão dedicando menos tempo ao preparo dos alimentos e a prática de atividade física.

O diretor de Saúde da IASD da cidade de Catu (BA), Luiz Antônio Neves, um dos incentivadores da criação dos clubes, explica que o Clube Vida e Saúde “veio para ajudar as pessoas que estão sofrendo e orientar as pessoas que precisam cuidar da saúde [...]. Com esse mundo industrial várias pessoas estão consumindo muitas coisas industrializadas e acaba adoecendo muito mais cedo”.

Luiz Antônio destaca que dentro do clube há vários projetos, por exemplo, Mexa-se pela Vida, Quero Mais Saúde, Deixe de Fumar em Cinco Dias, e Cozinha Vida e Saúde. Todas essas iniciativas precisam ter uma regularidade para ocorrer. “Tem que ser sequencial e não uma vez na vida”, diz o diretor.

Os criadores e líderes do Clube da Saúde daqui de Ponto Novo são a design de interiores e artesã Dariane de Jesus e o pedagogo e design gráfico Natanael de Jesus. O casal realizou uma mudança no estilo de vida há quatro anos e se tornou vegetariano estrito (não consomem carne nem derivados de animais). Depois dessa decisão, outros membros da igreja se sentiram motivados. “Eu acredito que essa ideia de criar o clube nasceu do coração de Deus. Porque Ele tem esse plano para nós, que é a mudança do estilo de vida para ter saúde plena”, destaca Dariane.

O Clube da Saúde teve início em março, deste ano, em duas igrejas adventistas da cidade, na igreja de Várzea Cumprida e do Portal das Águas, com o objetivo de incentivar e ajudar outros membros que não sabem por onde começar. “Quando você muda de vida e tem mais saúde você quer isso para as outras pessoas”, afirma Dariane.

O casal faz o monitoramento das atividades do clube e já realizou o desafio de ciclismo e traça novas ideias para serem desenvolvidas. Natanael e Dariane mantêm grupos no WhatsApp onde enviam dicas de saúde, receitas e divulgam palestras e desafios.

Eles apresentaram o Clube da Saúde no último sábado (13), na IASD Central. A intenção é que todas as igrejas adventistas do distrito de Ponto Novo tenham o seu próprio Clube de Saúde para trabalhar com esse tema não apenas com os membros, mas com todos aqueles que queiram participar.

“Deus quer que nós voltemos às origens, aquilo que Ele nos deu no Éden para nos alimentar [...]. Aqui em Ponto Novo podemos viver de forma saudável. Vivemos num ambiente que não é poluído, praticamente temos um ar puro, podemos fazer exercício físico e podemos de alguma forma praticar os oito remédios naturais, só precisa querer, e o clube é para isso, para uns dar forças aos outros, para caminharmos juntos. Ninguém é melhor que ninguém”, incentiva Dariane.

O pastor Alan Cleiton ressalta que “a Bíblia nos diz que o nosso corpo é templo do Espírito Santo e, por essa razão, nós entendemos que precisamos cuidar do nosso corpo, cuidar da nossa saúde, porque a vida é uma dádiva que Deus nos dá. É nossa responsabilidade como fiéis mordomos de Deus cuidar de tudo aquilo que 
Ele nos concede e isso envolve a nossa saúde, que não está relacionada apenas ao nosso aspecto físico, mas também ao aspecto mental e espiritual”.

Ele afirma ainda que quando se faz uma caminhada já se utiliza quatro dos oito remédios naturais ao mesmo tempo. “Porque eu estou fazendo exercício físico e automaticamente o meu corpo vai desidratar e precisarei ingerir água, e se eu estiver ao ar livre vou receber vitamina D da luz solar e vou respirar ar puro”.

Para a técnica de enfermagem e estudante de Farmácia, Obede Cerqueira, ter participado da caminhada deste domingo foi uma experiência maravilhosa. Ela revela que já vinha tentando mudar os hábitos alimentares e fazer exercício físico. Agora, com o clube, se sente mais motivada.

“Na caminhada eu me senti muito feliz. Foi um dia muito proveitoso e agradável. É um pontapé inicial para melhorar a nossa saúde física, mental e espiritual. Além disso, na saúde social também, foi tão bom estarmos juntos, nos motivando, animando uns aos outros, e dessa forma a gente consegue chegar ao objetivo”, conta Obede.

Após a caminhada foi servido aos participantes um café da manhã saudável com variadas frutas, patês, pão integral, cuscuz, aipim, banana-da-terra, batata-doce e sucos. De acordo com o Ministério da Saúde, os alimentos in natura ou minimamente processados devem servir de base para todas as refeições. Desse modo, o consumo de frutas, legumes e verduras exerce um papel fundamental na promoção e na manutenção da saúde, e prevenção das doenças crônicas não transmissíveis, sendo essencial para uma melhor qualidade de vida.

Seja qual for o seu preparo físico ou hábitos alimentares, o mais importante é não ficar parado e dar o primeiro passo nesta caminhada por saúde e mudança do estilo de vida, pois assim como diz o tema do Clube da Saúde local: “Viver bem é uma delícia!”.


Jordânia Ferreira - Jornalista DRT 3839/BA




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo conteúdo dos comentários é de responsabilidade de seus autores.

Não pretendemos limitar a sua expressão de ideias, contudo não use o espaço de comentários como palanque para proselitismo político, calunioso, ideológico, religioso, difamatório, para praticar ou difundir posturas racistas, xenófobas, propagar ódio ou atacar seus desafetos. caso aconteça poderá ser removido à discrição da gestão do site.

Post Bottom Ad

Condomínio Sol Lar Chácaras em Ponto Novo