Bahia: após São João, casos de covid-19 disparam em cidades do interior - Guia Ponto Novo | Comércio e Notícias

Ads

Clique Aqui e conheça nosso Guia Comercial

Bahia: após São João, casos de covid-19 disparam em cidades do interior

Compartilhar

O resultado da aglomeração aliada à desistência do uso das máscaras de proteção - que por decreto estadual não são mais obrigatórias nas áreas públicas -, durante as festas de São João não aumentaram os casos de covid-19 somente em Salvador, o interior da Bahia também já mostra resultados explosivos no número de infectados pela doença nos municípios onde ocorreram eventos tradicionais. São cidades como Amargosa, no centro-sul do estado, que sozinha já acumulou alta de 1.533% nos casos ativos após a festa promovida pela prefeitura local.

O arraiá reuniu, em média, um público de 80 mil pessoas por dia, como divulgado pela própria administração municipal. Segundo o boletim epidemiológico semanal de Amargosa, no dia 3 de junho a cidade tinha três casos ativos e uma busca por 39 testes. Já no dia 24 de junho, em pleno feriado junino, 49 pessoas testaram positivo e houve uso de 124 testes. A instrução da secretaria de Saúde do município é o uso de máscaras, em transportes coletivos público ou privado. Idosos, imunossuprimidos e gestantes, ainda que vacinados, devem manter o equipamento de proteção.

Com grandes shows, Santo Antônio de Jesus, Cruz das Almas, Irecê, Senhor do Bonfim, Ibicuí, Jequié e Cachoeira são algumas das cidades mais procuradas para viagens durante o São João. A informação é da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba).

Como resultado, estes municípios estão com casos ativos superiores ao período antes das festas. A exceção são as cidades de Cachoeira e Santo Antônio de Jesus, que não enviaram os dados solicitados pela reportagem.


Herança maldita

Morador de Senhor do Bonfim, o empresário Wanderson Pereira, 36, foi para a festa ‘São João de todos os tempos’ e agora apresenta sintomas da covid-19, como irritação na garganta. “Venho comentando nos grupos do comércio, vez ou outra uma pessoa aparece gripada. Vou fazer o teste daqui para amanhã [de ontem para hoje]. Tem fácil acesso aqui, é só fazer o exame e receber o resultado”, diz.

De acordo com o boletim divulgado pelo município, houve aumento de 134% nos casos ativos da infecção pelo novo coronavírus. Enquanto no dia 21 a cidade registrava 83 pacientes com o vírus ativo, no dia 28 já somava 195 pessoas contaminadas e que foram testadas. Para controle do aumento, a secretária municipal de Saúde de Senhor do Bonfim, Renata Mercês, reitera a recomendação do uso de máscaras, higienização das mãos e vacinação.

Fonte: Jornal Correio 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo conteúdo dos comentários é de responsabilidade de seus autores.

Não pretendemos limitar a sua expressão de ideias, contudo não use o espaço de comentários como palanque para proselitismo político, calunioso, ideológico, religioso, difamatório, para praticar ou difundir posturas racistas, xenófobas, propagar ódio ou atacar seus desafetos. caso aconteça poderá ser removido à discrição da gestão do site.

Post Bottom Ad

Condomínio Sol Lar Chácaras em Ponto Novo