Governo federal deve anunciar 'fim da pandemia' nessa quinta-feira - Guia Ponto Novo | Comércio e Notícias

Ads

Clique Aqui e conheça nosso Guia Comercial

Governo federal deve anunciar 'fim da pandemia' nessa quinta-feira

Compartilhar

Junto com anúncio, haverá revogação de medidas restritivas

O Ministério da Saúde deve anunciar o rebaixamento do status de pandemia da covid-19 para endemia, nessa quinta-feira (31). A informação foi divulgada pelo colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo.

A mudança de patamar inclui a revogação de algumas medidas restritivas, como a obrigatoriedade de uso de máscaras em ambientes fechados e também a proibição de venda de insumos ligados à pandemia para o exterior.

A covid deixa de ser considerada uma emergência de saúde pública, o que permite essas mudanças.

O Ministério da Saúde corre contra o tempo para tentar cumprir amanhã um desejo, talvez até uma obsessão, de Jair Bolsonaro: editar uma portaria mudando o status da Covid-19 de pandemia para endemia.

Bolsonaro tem pressionado o ministro Marcelo Queiroga para tomar tal decisão. Seu objetivo é o de anunciar a alteração num dia simbólico para ele, o 31 de março, o dia do golpe de 64. Queiroga define hoje se cede ao desejo do presidente.

Assim, por exemplo, a Covid deixaria de ser tratada como uma emergência de saúde pública e o uso de máscaras, por exemplo, poderá ser relaxado.
A ideia do governo é anunciar amanhã junto a um pacote de revogações de medidas restritivas em vigor desde 2020 por causa da Covid.

O revogaço de portarias relacionadas à Covid-19 prevê derrubar a obrigatoriedade de uso de máscaras em ambientes fechados e também abolir a proibição de venda de insumos ligados à pandemia para o exterior. As medidas que serão canceladas fazem parte de uma relação de 200 portarias que estão sendo revistas pela equipe de Marcelo Queiroga.

A obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes fechados vem sendo derrubada pelos governos estaduais, mas ainda vigora no âmbito nacional.
Também seriam relaxadas medidas para viajantes.

A suspensão de exigência de testes de Covid para quem desembarca no Brasil por via aérea e marítima, seria uma dessas medidas

(com a colaboração de Naira Trindade)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo conteúdo dos comentários é de responsabilidade de seus autores.

Não pretendemos limitar a sua expressão de ideias, contudo não use o espaço de comentários como palanque para proselitismo político, calunioso, ideológico, religioso, difamatório, para praticar ou difundir posturas racistas, xenófobas, propagar ódio ou atacar seus desafetos. caso aconteça poderá ser removido à discrição da gestão do site.

Post Bottom Ad

Condomínio Sol Lar Chácaras em Ponto Novo