Rui estima para novembro início de distribuição de absorventes para estudantes - Guia Ponto Novo | Comércio e Notícias

Ads

Clique Aqui e conheça nosso Guia Comercial

Rui estima para novembro início de distribuição de absorventes para estudantes

Compartilhar


"A gente não pode permitir que as jovens faltem as aulas por conta de um produto de higiene"

O governador Rui Costa estimou nesta quarta-feira (13) que as alunas da rede estadual comecem a receber os absorventes que serão fornecidos pelo estado a partir de novembro. O projeto dignidade menstrual deve beneficiar cerca de 206 mil estudantes da rede pública estadual e também contempla detentas.

Rui disse que a licitação foi autorizada e deve ser concluída em novembro. "Colocamos na licitação que além de fornecer, a empresa tem que garantir a entrega, a logística em cada escola. Seria complicado para gente entregar isso todo mês", acrescentou. "Em novembro espero já entregar o primeiro lote para que as meninas não faltem aulas por conta do período menstrual", disse o governador.

Ele afirmou que esse é um tema que deve ser encarado pelas autoridades. "Muitas vezes a gente fica cheio de melindre para falar no assunto, mas o fato é que se isso vale para o Brasil, no estado (Bahia), que tem perfil de população mais pobre que a média brasileira, isso vale mais ainda. A gente não pode permitir que as jovens faltem as aulas por conta de um produto de limpeza, de higiene pessoal, e a gente vai ofertar isso", concluiu.

O projeto Dignidade Menstrual foi anunciado pelo governo baiano no final de agosto e terá investimento de 4,5 milhões.

Pobreza menstrual

O conceito de ‘pobreza menstrual’ voltou ao centro do debate no país, essa semana, depois que o presidente Jair Bolsonaro vetou a distribuição gratuita de absorventes para estudantes de escolas públicas e mulheres em situação de rua ou de vulnerabilidade extrema. Pobreza menstrual, explica o Unicef – Fundo das Nações Unidas para a Infância – é a situação vivida por meninas e mulheres que, devido à falta de recursos, infraestrutura e conhecimento, não têm acesso aos cuidados básicos de higiene e saúde na menstruação.

Quem não menstrua não consegue dimensionar o tamanho do problema, que enfatiza ainda mais uma das vertentes do abismo social brasileiro. Mas, imagine que, segundo pesquisa do próprio Unicef, mais de 4 milhões de meninas não possuem acesso a absorventes no ciclo menstrual; além de não terem banheiro em casa ou na escola para a higiene necessária no período. No Brasil, uma em cada quatro estudantes faltam aula quando estão menstruadas. É como se cada menina faltasse, em média, 40 dias do ano letivo.

A proposta de distribuição de absorventes integrava o projeto da lei que criou o Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual (Lei 14.214). A lei foi sancionada, mas o item vetado da distribuição dos absorventes era considerado o mais essencial da proposta. A alegação do governo para retirar o item é que não foi especificado de onde sairiam os recursos para custear os absorventes. Nas redes sociais, o governo federal foi acusado de ‘machismo’ e não ter compreendido a dimensão do problema, considerado de saúde pública. O senado havia aprovado a lei em setembro, justamente com base na questão da saúde pública.
Fonte: Jornal Correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo conteúdo dos comentários é de responsabilidade de seus autores.

Não pretendemos limitar a sua expressão de ideias, contudo não use o espaço de comentários como palanque para proselitismo político, calunioso, ideológico, religioso, difamatório, para praticar ou difundir posturas racistas, xenófobas, propagar ódio ou atacar seus desafetos. caso aconteça poderá ser removido à discrição da gestão do site.

Post Bottom Ad

Condomínio Sol Lar Chácaras em Ponto Novo