Sexta-feira 13: entenda de onde vem a origem do ‘azar’ na data - Guia Ponto Novo | Comércio e Notícias

Ads

Clique Aqui e conheça nosso Guia Comercial

Sexta-feira 13: entenda de onde vem a origem do ‘azar’ na data

Compartilhar

Todos os anos, em algum momento, uma sexta-feira como a de hoje (13), vai marcar nossos calendários e preencher nossa volta de superstições e histórias de terror. Há muito tempo a sexta-feira 13, assombra os mais crentes em sorte e energia e os faz evitar diversos símbolos na data. Mas você sabe de onde vem a origem dessa crença?

A grande maioria das crenças giram em torno do número 13, considerado um número incompleto e imperfeito pois não é muito citado nos livros bíblicos, que utilizam em grande maioria o número 12 em suas representações.

Uma das primeiras, conta que houve em Valhalla, a morada celestial das divindades nórdicas, aconteceu um banquete para 12 convidados. Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga em que morreu Balder, o favorito dos deuses. Instituiu-se, então, a superstição de que convidar 13 pessoas para jantar era desgraça na certa.
Morte do deus Balder no banquete em que havia 13 pessoas à mesa

No cristianismo, em sua última ceia, que aconteceu em uma quinta-feira, Jesus Cristo teria se reunido com seus 12 discípulos, totalizando 13 pessoas na refeição. Entre eles, estava Judas, o traidor. Jesus morreu no dia seguinte, uma sexta-feira.

Outra história conta que a maldição da data tem a ver com o processo de cristianização dos povos bárbaros que invadiram a Europa no início do período medieval. Antes de se converterem à fé cristã, os escandinavos eram politeístas e tinham grande admiração por Friga, deusa do amor e da beleza. Com o processo de conversão, passaram a amaldiçoá-la como uma bruxa que, toda sexta-feira, se reunia com onze feiticeiras e o demônio (totalizando 13 pessoas), para rogar pragas contra a humanidade.

Diante das crenças, diversas ações e símbolos são evitados durante o dia. O mais conhecido é o gato preto. Para os mais supersticiosos, os hábitos noturnos dos felinos associaram o animal ao demônio, com quem os gatos teriam um pacto. Mas é importante lembrar que nenhum animal deve ser maltratado nesta ou em qualquer data.

A indústria cinematográfica aproveita até os dias de hoje os conceitos da data para lançar filmes de terror e suspense. Uma das franquias de mais sucesso do cinema leva o nome de “Sexta-feira 13”, contém 12 filmes e foi lançada em 1980. 


Assista o trailer do primeiro filme:

 

 Fonte: bahia.ba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo conteúdo dos comentários é de responsabilidade de seus autores.

Não pretendemos limitar a sua expressão de ideias, contudo não use o espaço de comentários como palanque para proselitismo político, calunioso, ideológico, religioso, difamatório, para praticar ou difundir posturas racistas, xenófobas, propagar ódio ou atacar seus desafetos. caso aconteça poderá ser removido à discrição da gestão do site.

Post Bottom Ad

Condomínio Sol Lar Chácaras em Ponto Novo