Brasil tem taxas de desemprego de 14,1% e de subutilização de 28,6%, aponta o IBGE - Guia Ponto Novo | Comércio e Notícias

Ads

Clique Aqui e conheça nosso Guia Comercial

Brasil tem taxas de desemprego de 14,1% e de subutilização de 28,6%, aponta o IBGE

Compartilhar
Foto: Rafael Neddermeyer/Fotos Públicas
O Brasil registrou uma taxa de desemprego de 14,1% no trimestre móvel encerrado em junho. No mesmo período, os profissionais subutilizados – desocupados e aqueles que trabalham mas tem tempo para exercer outras atividades – somavam 28,6% da força de trabalho brasileira. os dados são da PNAD Contínua e foram divulgados nesta terça-feira (31), pelo IBGE. Nos dois indicadores, houve queda com relação ao trimestre encerrado em março, mas alta na desocupação e na subutilização no comparativo com mesmo período do ano passado.

Segundo o IBGE, o total de desocupados foi de 14,4 milhões de pessoas em junho último, contra 14,8 milhões em março deste ano e 12,8 milhões em junho de 2020. A população subutilizada (32,2 milhões de pessoas) diminuiu 3% (menos 993 mil pessoas) frente ao trimestre anterior (33,2 milhões) e ficou estável na comparação anual (31,9 milhões).

Já a população desalentada -que é aquela sem trabalho e que não procura uma oportunidade por falta de perspectiva – somou 5,6 milhões de pessoas ao final do primeiro semestre deste ano. O número representa 388 mil pessoas a menos neste grupo frente a março.

Em junho, o país contava com 30,2 milhões de trabalhadores com carteira assinada trabalhando no setor privado e 11,8 milhões de lotados no serviço público. Já 10 milhões de pessoas atuavam no setor privado sem carteira assinada. Havia ainda 24,8 milhões de trabalhadores por conta própria.

Fonte: Bahia.ba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo conteúdo dos comentários é de responsabilidade de seus autores.

Não pretendemos limitar a sua expressão de ideias, contudo não use o espaço de comentários como palanque para proselitismo político, calunioso, ideológico, religioso, difamatório, para praticar ou difundir posturas racistas, xenófobas, propagar ódio ou atacar seus desafetos. caso aconteça poderá ser removido à discrição da gestão do site.

Post Bottom Ad

Condomínio Sol Lar Chácaras em Ponto Novo