GOLPE: Criminosos usam o Mercado Livre para roubar dados no WhatsApp; veja como prevenir - Guia Ponto Novo | Comércio e Notícias

Ads

Clique Aqui e conheça nosso Guia Comercial

GOLPE: Criminosos usam o Mercado Livre para roubar dados no WhatsApp; veja como prevenir

Compartilhar
Circula pelas redes sociais que o Mercado Livre estaria distribuindo presentes em comemoração ao 20º aniversário da marca. Para ganhar, o usuário precisaria entrar em um site e responder um questionário. Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:


O texto que circula no WhatsApp é este:

“Parabéns! Comemoração do 20º aniversário do Mercado Libre! Por meio do questionário, você terá a chance de ganhar um presente do Mercado Libre. Restam 78 presentes”.

FALSO!!!

A informação analisada pela Lupa é falsa e estimula o usuário a cair em um golpe. A assessoria de imprensa do Mercado Livre informou que o sorteio mencionado na página é uma “publicidade enganosa” e que uma equipe da empresa já está averiguando o caso. A assessoria lembrou ainda que o Mercado Livre usa apenas os canais verificados para entrar em contato com compradores e vendedores (veja aqui, aqui e aqui).

A página indica que o “presente” seria em comemoração de 20 anos do “Mercado Libre”. Além de errar o nome da empresa no Brasil (em países de língua espanhola, o nome do site é Mercado Libre), o golpe ainda engana ao afirmar que a empresa estaria fazendo 20 anos em 2021. Na verdade, a companhia foi fundada em setembro de 1999, na Argentina, e, portanto, completou 20 anos em 2019.

Ao acessar o site, o usuário é induzido a fornecer informações aos golpistas, o que pode resultar no roubo de dados para uso indevido. Esse modelo de golpe é comum, e o nome de diversas outras empresas foi indevidamente usado como isca, como as Lojas Americanas, a Coca-Cola e a Petrobras.

Ao receber ofertas de marcas conhecidas no WhatsApp, evite clicar ou compartilhar o link. Antes disso, verifique se a oferta aparece nos canais oficiais de comunicação das marcas, como o site oficial ou seus perfis verificados em redes sociais.

Fonte: Repórter Nathália Afonso
Agência Lupa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo conteúdo dos comentários é de responsabilidade de seus autores.

Não pretendemos limitar a sua expressão de ideias, contudo não use o espaço de comentários como palanque para proselitismo político, calunioso, ideológico, religioso, difamatório, para praticar ou difundir posturas racistas, xenófobas, propagar ódio ou atacar seus desafetos. caso aconteça poderá ser removido à discrição da gestão do site.

Post Bottom Ad

Condomínio Sol Lar Chácaras em Ponto Novo