Escassez de chips é uma má notícia para a população mundial; entenda - Guia Ponto Novo | Comércio e Notícias

Ads

Clique Aqui e conheça nosso Guia Comercial

Escassez de chips é uma má notícia para a população mundial; entenda

Compartilhar
GETTY IMAGES
Se você está procurando um carro novo, um smartphone ou até um eletrodoméstico, talvez tenha que esperar um pouco mais. Isso porque um número cada vez maior de empresas está tendo problemas para adquirir semicondutores, chips responsáveis pela comunicação interna de equipamentos eletrônicos.

Há vários fatores que contribuem para esta crise setorial, antes concentrada apenas na indústria automobilística. O principal, obviamente, é a pandemia, que levou a economia global a uma recessão economia no ano passado, alterando as cadeias de suprimentos e mudando o padrão de consumo dos consumidores.

Neste contexto, ao mesmo tempo em que as fabricantes diminuíram a produção dos componentes, as empresas de tecnologias -cujos produtos foram impulsionados pelo isolamento social- compraram todos os disponíveis no mercado.

Além deste fato, a sanção dos Estados Unidos a empresas de tecnologias chinesas e as condições climáticas extremas também contribuíram para a baixa da ofertas desses produtos.

Embora os chips mais procurados não sejam tão sofisticados ou caros, eles são indispensáveis em diversos produtos, dos aparelhos eletrônicos aos eletrodomésticos.

Analistas preveem que essa dificuldade deve durar até o fim de 2021, principalmente pelo fato de que a produção dos semicondutores está concentrada na mão de poucos fornecedores, o que acentua essa situação já tão grave.

Segundo o banco Goldman Sachs, 169 indústrias americanas usam componentes elétricos em seus produtos, e isso pode significar um déficit médio de 20% de chips de computadores. De acordo com a instituição, alguns insumos usados na deles podem ficar em falta até, pelo menos, o início de 2022.

Smartphones e eletrodomésticos vão demorar mais

Mesmo as fabricantes de smartphones não estão protegidas disso. A Samsung disse, em teleconferência de resultados, que está trabalhando para reduzir a escassez de chips e de outras peças importantes, o que pode impactar a venda de smartphones.

Na última quarta-feira (28), o diretor financeiro da Apple, Luca Maestri, disse que a receita da empresa deve cair entre US$ 3 bi e US$ 4 bi neste trimestre por causa das restrições de ofertas. O problema deve afetar, principalmente, a montagem de iPads e Macs.

Já na indústria de eletrodomésticos, a Siemens garantiu que máquinas de lavar e geladeiras estão com restrições de produção e com prazos de entrega prolongados. "Continuamos a colocar todos os nossos esforços na mitigação de possíveis riscos de escassez de componentes em potencial", disse a empresa ao CNN Business.

E o preço vai subir

Outra consequência dessa escassez está na alta dos preços, que deve impactar a inflação anual. Analistas do Goldman estimam que tudo isso vai ser bem sensível ao bolso do consumidor. "Estimamos que a oferta reduzida poderá aumentar os preços entre 1% e 3% nas categorias afetadas", escreveram.

Nos Estados Unidos, parte da população já sente os impactos financeiros da situação, pois os revendedores estão com o estoque bem abaixo do normal. O preço médio de um veículo subiu em 8,4% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados da consultoria JD Power.

Essa pressão de abastecimento levou o presidente Biden a ordenar uma análise dos produtos mais vulneráveis a interrupção do fornecimento para tentar um aumento na produção nacional.

A Intel, por sua vez, está negociando com empresas que projetam os chips para montadoras a possibilidade de fabricação dos itens em suas filiais. Se tudo der certo, ainda este ano a marca pode entrar no mercado, conforme adiantou o CEO Pat Gelsinger.

Fonte: CNN Brasil

Guia Ponto Novo
Continue lendo mais notícias no site

www.guiapontonovo.com 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo conteúdo dos comentários é de responsabilidade de seus autores.

Não pretendemos limitar a sua expressão de ideias, contudo não use o espaço de comentários como palanque para proselitismo político, calunioso, ideológico, religioso, difamatório, para praticar ou difundir posturas racistas, xenófobas, propagar ódio ou atacar seus desafetos. caso aconteça poderá ser removido à discrição da gestão do site.

Post Bottom Ad

Condomínio Sol Lar Chácaras em Ponto Novo