Senhor do Bonfim: Sob nova coordenação, Câmara Temática de Cultura Territorial firma importantes parcerias - Guia Ponto Novo | Comércio e Notícias

Ads

Clique Aqui e conheça nosso Guia Comercial

Senhor do Bonfim: Sob nova coordenação, Câmara Temática de Cultura Territorial firma importantes parcerias

Compartilhar

A Câmara Temática de Cultura Territorial do Piemonte Norte do Itapicuru, atualmente sob a coordenação do artista bonfinense Wagner Rosa, eleito no dia 29 de abril desse ano, já tem firmado importantes parcerias e realizado reuniões presenciais e virtuais para desenvolver e fortalecer ações que alcancem comunidades em toda a região.

Wagner Rosa, coordenador da Câmara Temática de Cultura Territorial

A primeira reunião promovida pela nova gestão ocorreu na última terça-feira (11/05) com a presença de artistas e outros representantes do seguimento como Edvan Cajuhy e Luciano Jatobá, da Academia de Letras e Artes de Senhor do Bonfim (ACLASB), Márcio Ângelo Ribeiro, ex-presidente do Conselho Estadual de Cultura e atual coordenador de planejamento da Coordenação Estadual de Territórios (CET), Eleneide Alves, coordenadora geral da CET, Carla Lima, do programa Falando Tudo, professora Ana Cláudia, coordenadora do projeto Bardos Baianos e Adinael de Oliveira, presidente do PCdoB de Senhor do Bonfim.

Divulgação da Reunião Ordinária Online

Reunião virtual

Reunião virtual

A Câmara Temática de Cultura firmou uma importante parceria com Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF), que é um braço da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado (SDR) e possui grandes projetos e programas de assistência técnica voltados às comunidades rurais no semiárido baiano, dentre esses o Pró-Semiárido.

O Projeto Pró-Semiárido é objeto de uma pactuação entre o Governo da Bahia e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), organismo internacional vinculado a Organização das Nações Unidas (ONU), executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) que, em Senhor do Bonfim, é gerido pelo engenheiro agrônomo Cleiton Lin e uma equipe multidisciplinar. 

A parceria tem por objetivo somar o trabalho já realizado com os agricultores à um projeto que visa fortalecer as atividades culturais oriundas de cada comunidade.

Reunião entre Câmara Temática de Cultura e SETAF

Reunião entre Câmara Temática de Cultura e SETAF

O primeiro evento junto ao SETAF ocorreu no dia 10 de maio, no povoado de Canavieira, com as presenças de Cristiene Curvelo e Wagner Rosa. Curvelo é a técnica do Pró-Semiárido responsável pela execução do projeto social na comunidade. Confira imagens:

Wagner Rosa e Cris Curvelo em reunião na comunidade de Canavieira

Wagner Rosa e Cris Curvelo em reunião na comunidade de Canavieira

De volta à Canavieira, em nova reunião realizada na última quinta-feira (13/05), a Câmara foi representada por sua secretária executiva, a cantora Dagui Guizzo.

Dagui Guizzo em reunião na comunidade de Canavieria

Dagui Guizzo em reunião na comunidade de Canavieria

Um grupo, onde participam todos os coordenadores de câmaras temáticas de cultura dos territórios de identidade do estado, foi formado para discutir e compartilhar experiências que estendam políticas territoriais para toda a Bahia.

Perguntado pelo Guia, Wagner Rosa falou sobre as expectativas após as primeiras reuniões e parcerias firmadas.
"Ninguém chega a lugar nenhum sozinho, dependemos uns dos outros. Então vejo nas parcerias uma força capaz de transpor muitas das dificuldades que se agigantam frente a esse setor já tão sofrido, e nessa parceria com uma instituição  tão experiente como o SETAF pudemos constatar já nas primeiras reuniões que lograremos êxito nos nossos intentos". E seguiu:
Entendo a formação desse grupo de coordenadores de câmaras temáticas  de cultura dos territórios do estado um importante marco, pois  através de troca de experiências e informações integra e fortalece tanto os territórios de identidade bem como as políticas territoriais, junto as representações estaduais", finalizou.

Redação: Samuel Novais

Guia Ponto Novo
Continue lendo mais notícias no site

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo conteúdo dos comentários é de responsabilidade de seus autores.

Não pretendemos limitar a sua expressão de ideias, contudo não use o espaço de comentários como palanque para proselitismo político, calunioso, ideológico, religioso, difamatório, para praticar ou difundir posturas racistas, xenófobas, propagar ódio ou atacar seus desafetos. caso aconteça poderá ser removido à discrição da gestão do site.

Post Bottom Ad

Condomínio Sol Lar Chácaras em Ponto Novo