Política: Governadores enviam carta ao Senado pedindo para não serem convocados à CPI da Covid - Guia Ponto Novo

Ads

Clique Aqui e conheça nosso Guia Comercial

Política: Governadores enviam carta ao Senado pedindo para não serem convocados à CPI da Covid

Compartilhar
Foto de coletiva no Senado Federal produzida pelo fotógrafo Jefferson Rudy

Em carta enviada ao presidente da CPI da Covid, Omar Aziz (PSD-AM), 19 governadores expressam "preocupação" pela violação "das normas constitucionais" com a convocação dos gestores estaduais para comparecerem na comissão e pedem que o senador reconsidere a decisão.

A CPI aprovou na semana passada requerimentos para convocar nove governadores: Wilson Lima (AM), Helder Barbalho (PA), Ibaneis Rocha (DF), Mauro Carlesse (TO), Carlos Moises (SC), Waldez Góes (AP), Wellington Dias (PI), Antonio Denarium (RR) e Marcos José Rocha dos Santos (RO).

Diante da medida, chefes dos Executivos estaduais se uniram para defender que a comissão transforme em convite as convocações.

"A análise sistêmica das normas constitucionais impõe o necessário respeito ao pacto federativo, sendo manifestamente proibido aos Poderes de uma determinada esfera o exercício das competências de outra esfera da Federação", afirmam no documento enviado a Aziz.

Dezoito dos 19 governadores que assinam o texto entraram no STF (Supremo Tribunal Federal) com ação na sexta (28) para que não precisem comparecer como convocados.

Na carta endereçada a Aziz, os gestores estaduais afirmam que governadores não podem ser convocados sob pena de "grave ofensa à Constituição", que garante a eles o direito de só serem julgados pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça).

"Os governadores são chefes do Poder Executivo estadual ou distrital. Nessa condição, traçam diretrizes para a atuação dos gestores estaduais, monitorando e fiscalizando as ações. Os governadores, porém, não executam os recursos federais transferidos, função esta que cabe aos secretários, coordenadores, diretores e demais ordenadores de despesas", diz o texto.

Fonte: Jornal Folha de São Paulo

Guia Ponto Novo
Continue lendo mais notícias no site

www.guiapontonovo.com  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo conteúdo dos comentários é de responsabilidade de seus autores.

Não pretendemos limitar a sua expressão de ideias, contudo não use o espaço de comentários como palanque para proselitismo político, calunioso, ideológico, religioso, difamatório, para praticar ou difundir posturas racistas, xenófobas, propagar ódio ou atacar seus desafetos. caso aconteça poderá ser removido à discrição da gestão do site.

Post Bottom Ad

Condomínio Sol Lar Chácaras em Ponto Novo
Grupo JV Empreendimentos Pindobaçu