Realização: Jovem de Ponto Novo se torna Doutora em Química. - Guia Ponto Novo | Comércio e Notícias

Ads

Clique Aqui e conheça nosso Guia Comercial

Realização: Jovem de Ponto Novo se torna Doutora em Química.

Compartilhar

Jovem de Ponto Novo se torna Doutora em Química.

Jovem de Ponto Novo se torna Doutora em Química.

O acesso ao ensino superior é a grande porta para que jovens de pequenos municípios tenham a oportunidade de alçar grandes voos na carreira profissional e se tornarem exemplos para outros.


Franciele Oliveira Campos da Rocha, 28 anos, "filha da terra", oriunda da escola pública, especialmente do Centro Educacional de Ponto Novo, é o nosso grande exemplo de hoje.


A jovem concluiu o Doutorado em Química pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e tornou-se a primeira jovem do município com título de doutora.

Franciele partiu de Ponto Novo aos 17 anos, para cursar graduação em Química pela UFBA (2010 - 2014). Desde o primeiro semestre da graduação, a estudante começou a fazer iniciação científica no grupo de pesquisa LAQUAM (Laboratório de Química Analítica Ambiental).


O empenho e talento da estudante não permitiria que a mesma parasse após a conclusão da graduação e o interesse pela pesquisa fez com que Franciele ingressasse no Mestrado na mesma instituição, tendo a dissertação concluída em 2016, também em Química Analítica.


A tese que tem por título 'AVALIAÇÃO DAS CONCENTRAÇÕES DE POLUENTES ATMOSFÉRICOS GASOSOS EM CENTROS URBANOS BRASILEIROS´, foi defendida por Franciele no dia 5 de dezembro de 2019, sob a orientação da Profa. Dra. Vania Palmeira Campos, membra da Academia de Ciências da Bahia. Cabe destacar que Franciele foi aprovada com distinção, prêmio dado aos que defendem a tese de doutorado com honra. Isso tudo aos 26 anos de idade.


Por conta da pandemia da COVID-19, o diploma foi emitido no último dia 18 de dezembro e recebido pela estudante na data de hoje (11), trazendo festa e orgulhoso aos familiares, amigos, admiradores e  a todos os pontonovenses que veem a importância desse grande marco na história do município.

 

E as subidas de degraus não param!!!

Atualmente, Franciele é bolsista no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico(CNPq) na modalidade Pós-Doutorado Junior (PDJ) pelo SENAI/DR/BA, com ênfase em micro plásticos na Baía de Todos os Santos, trabalho inovador que inseriu a jovem em mais dois projetos de renome nacional (link do currículo ao final da matéria).


O trabalho está sendo desenvolvido sob supervisão do Prof. Dr. Jailson Bittencourt de Andrade, membro e atual presidente da Academia de Ciências da Bahia e vice-presidente da Academia Brasileira de Ciências.

 


Realização: Jovem de Ponto Novo se torna Doutora em Química.
Jovem de Ponto Novo se torna Doutora em Química. 





Procurada pelo site Guia Ponto Novo para falar sobre esse momento especial, Franciele passou a seguinte mensagem:

"Me identifico muito com a frase de Isaac Newton que diz: “Tenho a impressão de ter sido uma criança brincando à beira-mar, divertindo-me em descobrir uma pedrinha mais lisa ou uma concha mais bonita que as outras, enquanto o imenso oceano da verdade continua misterioso diante de meus olhos.”

Superar meus aparentes limites sempre foi minha maior motivação e foi por isso que cheguei até aqui. Tenho orgulho de ser cientista! Viva a ciência! Acreditem na ciência! Acima disso, acreditem nos seus sonhos e lutem; a resposta chega!". E seguiu:

"Tenho tanto e a tantos para agradecer. Mas quero destacar aqui minha mãe, professora e meu grande exemplo de profissionalismo e competência e aos meus professores! Vocês fizeram a diferença na minha trajetória profissional!".


por Samuel Novais: redator do site Guia Ponto Novo 

www.guiapontonovo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo conteúdo dos comentários é de responsabilidade de seus autores.

Não pretendemos limitar a sua expressão de ideias, contudo não use o espaço de comentários como palanque para proselitismo político, calunioso, ideológico, religioso, difamatório, para praticar ou difundir posturas racistas, xenófobas, propagar ódio ou atacar seus desafetos. caso aconteça poderá ser removido à discrição da gestão do site.

Post Bottom Ad

Condomínio Sol Lar Chácaras em Ponto Novo