Paulo Roberto Falcão (1979) |
Do outro lado, um Flamengo vencedor, que "papou títulos" em 2019, mas que passa por uma reformulação em seu comando desde a saída do técnico português Jorge Jesus, hoje no Benfica. A mudança refletiu diretamente na queda de rendimento do time, não à toa o clube trocou de treinador durante a temporada, substituindo o espanhol Domènec Torrent pelo promissor Rogério Ceni. O Flamengo depende apenas de si mesmo nas duas últimas rodadas, para ser campeão.
Mas... o que esses clubes, de histórias distintas no campeonato nacional, têm em comum? Sim! A recente desconfiança do meio esportivo em relação aos trabalhos dos seus comandantes e as quase idênticas campanhas desde que assumiram.
Domènec Torrent/Rogério Ceni |
Abel Braga tem uma carreira de sucesso. Vencedor de títulos de nível nacional e internacional. O auge da sua carreira se inicia em 2006, com os títulos da Libertadores e do Mundial de Clubes pelo Inter e se encerra em 2012, com o título do Brasileirão pelo Fluminense. Antes respeitado, Abel teve sua capacidade questionada e os trabalhos recentes, especialmente no Flamengo, Cruzeiro e Vasco da Gama, fizeram com que a imprensa e quase todo o meio esportivo o colocasse na galeria dos ultrapassados. Mas parece que o jogo virou! A diretoria do Internacional apostou no retorno de Abel Braga ao clube após o técnico argentino Eduardo Coudet pedir demissão e, de lá pra cá, Abel foi espetacular: 10 vitórias, 3 empates e 3 derrotas. 68,7% de aproveitamento.
Abelão campeão pelo Fluminense (2012) |
Com uma semelhança incrível, Rogério Ceni tem o mesmo número de vitórias, empates e derrotas, consequentemente o mesmo aproveitamento de Abel (68,7%) desde que chegou à Gávea. Porém, o Flamengo está a 1 ponto do líder Internacional (68 e 69, respectivamente) . O impasse de Ceni é quebrar a impressão de que seu trabalho funcione apenas em clubes de menor expressão. O ex-goleiro é ídolo do Fortaleza por suas espetaculares passagens pelo clube, mas não obteve sucesso quando comandou grandes times da elite do futebol brasileiro. O técnico teve uma breve e apagada passagem pelo São Paulo, uma passagem ruim e turbulenta pelo Cruzeiro e, no Flamengo, ainda recebe críticas por contas das oscilações nas atuações do time.
Abel Braga x Rogério Ceni |
Abel e Ceni, nesse confronto, terão a oportunidade de jogar para longe toda a desconfiança que ronda suas diferentes carreiras e todo esse contexto é um bom tempero a mais para o confronto de domingo. E como todos sabemos, apenas um conseguirá superar todos os questionamentos. Afinal, está enraizado no coração do torcedor brasileiro que bom mesmo é quem levanta a taça.
É VENCER OU VENCER! Qual é o seu palpite?
Por Samuel Novais:
Redator do Guia Ponto Novo
Leia mais em https://www.guiapontonovo.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todo conteúdo dos comentários é de responsabilidade de seus autores.
Não pretendemos limitar a sua expressão de ideias, contudo não use o espaço de comentários como palanque para proselitismo político, calunioso, ideológico, religioso, difamatório, para praticar ou difundir posturas racistas, xenófobas, propagar ódio ou atacar seus desafetos. caso aconteça poderá ser removido à discrição da gestão do site.