Quem já teve Covid-19 pode se vacinar? - Guia Ponto Novo | Comércio e Notícias

Ads

Clique Aqui e conheça nosso Guia Comercial

Quem já teve Covid-19 pode se vacinar?

Compartilhar


 Vacinação foi liberada em solo nacional; nesta terça-feira (19), ela começará na Bahia

A Bahia se prepara para iniciar a vacinação contra a covid-19 já nesta terça-feira (19). Destinada a alguns grupos prioritários, os planos de imunização ainda geram algumas dúvidas como, por exemplo, a capacidade de imunidade que uma pessoa que já teve a doença, e se ela pode tomar a vacina mesmo após se curar da covid-19.

Em entrevista ao iBahia, a médica Ana Karolina Barreto Marinho, especialista da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), afirmou que essas pessoas que tiveram covid-19 e já estão curadas não só podem, como devem tomar a vacina.

"Nós ainda não sabemos se quem teve a infecção vai estar protegido por um longo tempo, se tem uma resposta imunológica duradoura", comentou.

A especialista ponderou que, as pessoas que ainda estiverem com sintomas da covid-19, devem esperar para tomar a vacina.

"Para esse grupo, deve-se esperar um intervalo de 30 a 90 dias após a pessoa estar curada da doença", aponta. Essa variação de segurança é determinada pela gravidade da doença naquela pessoa (desde assintomáticos que tiveram um teste positivo até casos mais graves), e o período de liberação para se vacinar é determinado pela equipe médica que acompanhou o paciente durante o período que ela esteve com covid-19.


A Bahia irá receber, inicialmente, 376.600 doses da CoronaVac nesta segunda-feira (18) para dar início a fase 1 da vacinação contra a covid-19. Neste grupo serão imunizados profissionais da área de saúde, idosos com mais de 75 anos, brasileiros acima de 60 anos que vivem em instituições de longa permanência, indígenas e comunidades tradicionais.


O número de doses não contempla o número total de cidadãos pertencentes a fase 1, pois são 1.791.438 de pessoas no total. Para atender todos e todas, serão necessárias 3.582.876 doses. (Para a imunização completa, são necessárias duas doses da CoronaVac por pessoa).


Fonte: https://www.ibahia.com 
*sob orientação da repórter Isadora Sodré

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo conteúdo dos comentários é de responsabilidade de seus autores.

Não pretendemos limitar a sua expressão de ideias, contudo não use o espaço de comentários como palanque para proselitismo político, calunioso, ideológico, religioso, difamatório, para praticar ou difundir posturas racistas, xenófobas, propagar ódio ou atacar seus desafetos. caso aconteça poderá ser removido à discrição da gestão do site.

Post Bottom Ad

Condomínio Sol Lar Chácaras em Ponto Novo