Cuide da sua saúde todos os dias! por Jordânia Ferreira - Guia Ponto Novo | Comércio e Notícias

Ads

Clique Aqui e conheça nosso Guia Comercial

Cuide da sua saúde todos os dias! por Jordânia Ferreira

Compartilhar


CUIDE DA SUA SAÚDE TODOS OS DIAS!



A campanha “Outubro Rosa” é celebrada anualmente, desde a década de 1990, com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

A Igreja Adventista do Sétimo Dia Jatobá participou da campanha com uma programação especial, no sábado (29/10), que contou com uma palestra sobre a doença, realizada pela farmacêutica Jaqueline Jesus, além do testemunho de uma senhora que foi diagnosticada com câncer de mama, realizou os tratamentos e ficou curada.

De acordo com informações do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo mais comum no Brasil, depois do câncer de pele e também é o que causa mais mortes por câncer em mulheres. Em 2022, foram estimados 66.280 novos casos da doença no Brasil. Portanto, não é apenas no mês de outubro que devemos cuidar da saúde e realizar exames para detectar a doença, mas durante o ano inteiro.

O câncer de mama não se limita às mulheres, homens também podem ter, apesar de ser raro (apenas 1% dos casos). Durante a palestra, foram destacados alguns fatores de riscos que contribuem para o desenvolvimento da doença, a necessidade de um diagnóstico precoce por meio da realização de exames, e o tratamento adequado.

Farm. Jaqueline Jesus





Segundo Jaqueline Jesus, “além do exame de toque que pode ser feito em casa, é indispensável que seja realizada a mamografia que é o exame padrão ouro para detectar a doença. Em alguns casos, o médico recomenda a realização de ultrassonografia ou ressonância magnética para um diagnóstico mais preciso”.

Conforme o Inca, é recomendado que mulheres de 50 a 69 anos façam uma mamografia a cada dois anos. Elas devem procurar o posto de saúde mais perto de casa para serem orientadas e encaminhadas para a realização de exames.

O risco de desenvolver a doença aumenta com a idade, sendo maior a partir dos 50 anos. Outros fatores de risco incluem: obesidade e sobrepeso após a menopausa; consumo de bebida alcoólica; tabagismo; exposição frequente a radiações ionizantes; não ter tido filhos; primeira gravidez após os 30 anos; ter feito reposição hormonal pós-menopausa; história familiar de câncer; entre outros.

A palestrante ainda explicou que o tratamento pode incluir radioterapia e quimioterapia. As principais reações aos tratamentos contra o câncer são: náuseas, vômitos, alopecia (perda de cabelo), aftas, constipação, anemia, entre outros. Além disso, em alguns casos é necessária a retirada da mama, ou de partes dos tecidos das axilas e regiões próximas às áreas afetadas.

Por isso, cuide da sua saúde todos os dias. Fique atenta aos primeiros sinais e suspeitas de câncer de mama: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).

Caso seja detectada alguma dessas alterações no seu corpo, procure logo o serviço de saúde para avaliação, independente de qual é sua idade. Não são apenas as mulheres com mais de 50 anos que são alvos da doença. Em alguns casos, mulheres jovens também podem desenvolver câncer de mama, daí a importância da avaliação médica.

E se você tiver um diagnóstico de câncer, é essencial não recusar o tratamento. Negar para você mesma que está doente e não procurar ajuda médica irá contribuir para que a doença se desenvolva ainda mais. Sendo assim, o risco de mortalidade pode aumentar. Segundo o Inca, um em cada três casos de câncer pode ser curado se for descoberto logo no início, por isso, é importante a realização de exames e do tratamento recomendado para combater a doença.

Após o diagnóstico, não se isole, busque ajuda para a sua saúde física e emocional. Se possível, mantenha uma rede de apoio através de familiares e amigos. Cultive a sua fé, independente de qual denominação religiosa preferir. O tratamento médico aliado ao carinho de pessoas queridas e a fé podem trazer resultados positivos.

Na Bíblia, em Salmos 40:1 está escrito: “Coloquei toda minha esperança no Senhor; Ele se inclinou para mim e ouviu o meu grito de socorro” (Nova Versão Internacional). Portanto, clame ao Senhor, Ele te ouvirá! Mantenha a fé e os pensamentos positivos até o fim, seja qual for o desfecho da sua trajetória nesta vida.





Jordânia Ferreira é formada em Comunicação Social / Jornalismo pela Unirb e graduada em Bacharelado Interdisciplinar em Artes com ênfase em Audiovisual pela UFBA. Cursou Magistério no Ensino Médio e atualmente é acadêmica em Pedagogia, na FCG.
Jordânia Ferreira
Jordânia Ferreira é formada em Comunicação Social / Jornalismo pela Unirb e graduada em Bacharelado Interdisciplinar em Artes com ênfase em Audiovisual pela UFBA. Cursou Magistério no Ensino Médio e é acadêmica em Pedagogia, na FCG. Atualmente, é professora da turma do 5º Ano D, na Escola Manoel Inácio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo conteúdo dos comentários é de responsabilidade de seus autores.

Não pretendemos limitar a sua expressão de ideias, contudo não use o espaço de comentários como palanque para proselitismo político, calunioso, ideológico, religioso, difamatório, para praticar ou difundir posturas racistas, xenófobas, propagar ódio ou atacar seus desafetos. caso aconteça poderá ser removido à discrição da gestão do site.

Post Bottom Ad

Condomínio Sol Lar Chácaras em Ponto Novo